Vereadores encaminham gratuidade e meia entrada a pessoas com deficiência e acompanhantes em eventos


O PLO 342/2025, que dispõe sobre gratuidade e meia entrada a pessoas com deficiência e acompanhantes em eventos artístico-culturais e esportivos no município foi um dos encaminhados na reunião desta quinta-feira (7.mai) da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Anápolis. A proposta é de autoria conjunta dos vereadores Jean Carlos (PL) e Fred Godoy (Agir) e teve parecer favorável de Seliane da SOS, seguindo agora para a análise da Comissão de Esportes.

A Comissão analisou ainda três Projetos de Decreto Legislativo (PDL) que tratam sobre concessão de títulos de cidadania. O PDL 77/2026, proposto por Andreia Rezende (Avante) concede a honraria a Pedro Henrique Ramos Sales, enquanto o 79/2026, de autoria de Wederson Lopes (União), a Carlos Robson Pereira Faustino. Por fim, o PDL 74/2026, proposto por Nilson Sousa (PSD), concede a Vanderley Cezário de Lima. A primeira relatoria ficou a cargo de Marcos Carvalho (PT) e as duas seguintes de Seliane da SOS (MDB).

A Comissão analisou ainda duas propostas do vereador Reamilton do Autismo (Podemos): O PLO 39/2026 autoriza a utilização do símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos uniformes escolares da Rede Municipal de Ensino. Já o PLO 80/2026 dispõe sobre a inclusão, no calendário oficial do município do Dia da Convenção Internacional das Assembleias de Deus Ministério Anápolis (CIAD). As relatorias ficaram a cargo de Marcos Carvalho e as duas propostas seguem para a Comissão de Finanças.

Outras duas propostas analisadas tiveram como autor o Policial Federal Suender (PL). O PLO 4/2026 institui a Semana Municipal da Educação Cívica e o PLO 63/2026 dispõe sobre o Selo Indústria Inteligente de Anápolis, destinado a reconhecer empresas que adotem soluções baseadas na inteligência artificial e softwares inteligentes. As relatorias ficaram a cargo de Elias do Nana (PSD) e Seliane da SOS (MDB). A primeira delas segue para a Comissão de Finanças, enquanto a segunda para a Comissão de Indústria e Comércio.

Por fim, a Comissão analisou o PLO 71/2026, de autoria de Thais Souza (Republicanos), que institui o Programa Protetores Mirins. A proposta teve relatoria de Seliane da SOS, e segue agora para a Comissão de Esportes, Lazer e Juventude.

Presidida pelo Professor Marcos Carvalho, a reunião teve a presença dos vereadores Seliane da SOS e Elias do Nana.