“É uma oportunidade de participar da política”, diz presidente do Parlamento Jovem

por Janayna Carvalho — publicado 11/06/2018 14h54, última modificação 11/06/2018 14h54

Na manhã da última quinta-feira (7.jun), foi realizada a eleição da mesa diretora do Projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Anápolis. O estudante Ailton Eric Lima, que participa do programa como um dos 23 vereadores foi eleito como presidente da Casa. Após a sessão de posse ele falou sobre suas expectativas em participar do projeto.

O que motivou o senhor a se candidatar à presidência da mesa diretora?
Primeiro foi o interesse em participar da política do município. Sempre tive curiosidade de conhecer como é o funcionamento da Câmara, como é o trabalho daquelas pessoas que nós elegemos. Como cidadãos, temos que ter esse interesse e essa motivação porque às vezes elegemos um candidato e não sabemos o que ele faz, não sabemos como ele trabalha, não sabemos como funciona a política da nossa própria cidade. Meu interesse foi ter conhecimento de como funciona todo esse sistema da política do meu município. Como estudante, acredito que os meus colegas, que também participam do projeto, foi colocar em prática tudo aquilo que aprendemos nas nossas instituições de ensino.

O que o senhor espera como resultado desse projeto para o futuro dos jovens participantes?
Exatamente colocar em prática o que estamos aprendendo na faculdade. Essa é uma oportunidade de participar da política do município, conhecer como funciona a Câmara Municipal e mostrar aos vereadores eleitos que nós, os jovens, também somos ativos na nossa sociedade e queremos participar da vida pública do município.

Durante seu discurso o senhor disse a seguinte frase “A mudança é necessária”. O que o senhor, agora como presidente da mesa no projeto, pretende fazer para que isso aconteça?
Participar da vida pública do nosso município. Acho que todos nós que queremos ver mudanças efetivas na política do nosso País, devemos participar da política. Temos que conhecer nossos representantes políticos e mostrar as nossas necessidades enquanto cidadãos. Toda sociedade deve estar envolvida nesse processo democrático. Participar da vida pública é um dos caminhos que vejo para as mudanças começarem a acontecer.

registrado em: