Wederson Lopes relaciona avanços da saúde municipal depois de um ano da reestruturação

por marcos — publicado 12/11/2019 19h09, última modificação 12/11/2019 19h09
Wederson Lopes relaciona avanços da saúde municipal depois de um ano da reestruturação

Vereador Wederson Lopes, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

Último a subir na tribuna na sessão desta terça-feira (12.nov), o vereador Wederson Lopes (PSC) também falou sobre a saúde, explicando que eventuais problemas na marcação das consultas na última semana se devem ao fato de mudanças no sistema.

“Na próxima semana estará tudo pronto e é mais eficiente”, disse o líder do governo na Casa. Segundo ele, apesar desses entraves momentâneos, o ZAP da Saúde tem funcionando bem, inclusive com a criação de um grupo para consultas oncológicas no mesmo aplicativo.

“Não pode é colocar em descrédito algo que está indo muito bem. Eu tenho também pessoas que batem no meu gabinete, procurando intermediar soluções dentro da legalidade, dentro do sistema, mas sempre é importante dizer que quem presta atendimento oncológico são os dois credenciados como Unacon, o Hospital Evangélico Goiano e a Santa Casa de Misericórdia”, explicou Wederson.

Para ele, é injusto o que é dito na tribuna por algum sobre a saúde municipal, que tem trabalhado para trazer melhorias para a população. “Não se pode aproveitar de uma situação sensível para criar o caos, que não existe saúde em Anápolis. É preciso ter responsabilidade de como colocar esse assunto na tribuna, pois ele repercute nos meios de comunicação e as redes sociais aproveitam e falam de uma maneira divergente”, completou.

Wederson relacionou alguns avanços a partir da reestruturação da saúde municipal – iniciada há um ano – como a transformação das unidades de saúde do Parque Iracema e Abadia Lopes em unidades de apoio, atendendo todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7h às 22h, desafogando a UPA Sul em cerca de 40% dos casos classificados como azul e verde.

Também falou na implantação de posto de coleta de exames laboratoriais nas unidades do Iracema, Abadia Lopes e Hospital Municipal; e criação da UPA com Perfil Pediátrico no Bairro Maracanã com mamografia até as 22h e instalação do novo mamógrafo que aumentou de cinco para 150 exames por dia.

O vereador também destacou a inauguração da sede própria do Banco de Leite com atendimento em psicologia, odontologia, nutrição e fonoaudiologia, além da inauguração de um posto de coleta na Maternidade Dr. Adalberto Pereira.

Wederson relacionou ainda o atendimento odontológico até as 22h nas unidades estendidas e plantão das 7h às 24h nos Centros de Especialidades Odontológicas Maracanã e Jaiara, a inauguração das unidades de saúde do Arco-Íris e São José e a implantação do serviço aeromédico do Samu com helicóptero e avião.

“Unidades do Recanto do Sol e Bairro de Lourdes passaram a atender em horário estendido e houve o retorno do tratamento de litotripsia que estava parado desde 2016. Também foram adquiridos 21 novos refrigeradores próprios para armazenamento de vacinas e aquisição de duas vans para transporte de pacientes de hemodiálise”, ressaltou.

O vereador relacionou outras conquistas da saúde nesse um ano de reestruturação:
Inauguração do Centro Especializado de Distribuição de insulinas, bolsas de ostomia, fraldas, nutrição e medicamentos;
Criação do programa Saúde em Ação que leva atendimento aos locais mais distantes e também onde não possui cobertura da Estratégia de Saúde da Família;
Retomada das obras das unidades de saúde do Leblon e Vila Norte;
Implantação do ZAP da Prefeitura;
Entrega de mamógrafo digital para a Unidade de Saúde da Mulher e de 3 Aparelhos de Raio X Digital;
Inauguração da UPA com Perfil Pediátrico, a primeira do Centro-Oeste e terceira do Brasil;
Aquisição de cinco aparelhos de ultrassom completos;
Nova sede da Central de Assistência Farmacêutica;
Concessão de área para construção da nova Maternidade Dr. Adalberto;
Criação do Ambulatório Municipal de Saúde Mental.

registrado em: ,