Wederson Lopes propõe parâmetros para internação involuntária de dependentes químicos
Ele ressaltou que o texto segue para análise das comissões antes de ir ao plenário, para debate e votação dos vereadores, mas inicialmente é importante ressaltar que se trata de uma legislação muito aguardada pelas clínicas da cidade que tratam dependentes químicos. “É um projeto necessário para clínicas que prestam serviço sério e tem nome manchado por aventureiros”.
Wederson explicou que a internação involuntária ocorre quando o dependente não tem capacidade de decidir sobre a própria saúde, e pode ser pedida por um membro da família ou até mesmo um assistente social. “Nesse caso a pessoa vai para uma clínica para ser tratada por médicos especialistas”, reforçou.
A propositura regulamenta as clínicas especializadas em tratamento para dependência química e alcoolismo. “Tal regulamentação estabelece parâmetros mínimos, mantendo ainda o controle das entidades fiscalizadoras e reguladoras, bem como guarda conformidade com as resoluções federais atinentes ao tema”, escreve Wederson na justifica do projeto.