Wederson Lopes defende projeto que torna todos os assentos de ônibus preferenciais
O vereador Wederson Lopes (PSC) fez uma defesa na tribuna, nesta segunda-feira (16.set), de projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a obrigatoriedade da preferencialidade de todos os assentos nos veículos de transporte coletivo urbano.
De acordo com o texto, aprovado em plenário, ficam destinados todos os assentos dos ônibus municipais para uso preferencial de idosos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por criança de colo e pessoas com deficiência, com limitação temporária de locomoção ou mobilidade reduzida, nesta condição incluídas as obesas que apresentem dificuldade de locomoção.
Wederson afirmou que sua propositura é uma tendência mundial, e diversas cidades do Brasil já tem essa lei aprovada. Segundo ele, o projeto de lei encontra respaldo ainda no Estatuto do Idoso.
O vereador ressaltou que haverá gente contra, mas a proposta toma por base parâmetros importantes de cidadania, nem sempre respeitados. “O ideal é que não precisasse de lei, mas infelizmente não é isso que ocorre no dia a dia”.
Para Wederson, a lei tem um caráter educativo. “E meu sonho é que ela um dia se torne obsoleta”, comentou, se referindo ao fato de que a partir do momento que as pessoas respeitarem idosos e grupos com necessidades especiais, não será preciso impor uma legislação para que direitos sejam respeitados.
Atualmente, apenas uma pequena parcela dos assentos dos veículos utilizados no transporte coletivo urbano é destinado a grupos preferenciais, entretanto, este número é insuficiente para, satisfatoriamente, corresponder a demanda e às circunstâncias atuais.