Wederson Lopes comemora sanção do projeto que cria o programa Pró-Água em Anápolis

por orisvaldo — publicado 22/02/2021 20h51, última modificação 22/02/2021 20h51
Wederson Lopes comemora sanção do projeto que cria o programa Pró-Água em Anápolis

Wederson Lopes comemora sanção do projeto que cria o programa Pró-Água em Anápolis

Na sessão ordinária desta segunda-feira (22.fev) o vereador Wederson Lopes (PSC) comemorou a sanção do projeto de sua iniciativa que cria o Pró-Água em Anápolis. Desde junho de 2020 o programa funcionava por força de decreto mas, a partir de agora, tem força de lei. Wederson agradeceu ao prefeito Roberto Naves (PP) pela sanção da lei.

O Pró-Água, informa o vereador, plantou 10 mil Ipês amarelos na Avenida Brasil já nos primeiros meses de atuação. Nos últimos anos, disse, foram mais de 50 mil mudas plantadas e mais de duas mil árvores em recuperação de nascentes.

O programa tem parceiros como o Sebrae, Brainfarma, Caoa, Rotary, Plumatex, Faculdade Fama e Universidade Estadual de Goiás (UEG). Por causa do Pró-Água Anápolis é reconhecida como cidade sustentável. A cidade foi escolhida pelo governo da Alemanha, que fornece consultoria, com objetivo de estimular mais investimentos no meio ambiente.

Wederson Lopes lembrou que o Pró-Água foi idealizado por Antônio El Zayek, em 2017, no âmbito da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na gestão de Daniel Fortes. Depois, em 2018, quando o próprio Wederson comandou a secretaria, implementou ainda mais o programa.

Entre as ações do Pró-Água, afirma o vereador, foi a criação, em sua gestão na Semma, do processo de compostagem. Os resíduos orgânicos oriundos da Ceasa eram reaproveitados, “produzimos adubo orgânico”. Disse que também implementou a drenagem percolativa, que faz com que a água se infiltre no solo e retorne ao lençol freático, “isso diminui os riscos de inundações”.

Por fim Wederson Lopes pediu apoio dos demais vereadores para que seja criado o Selo do Pró-Água, para reconhecer a ação de empresas parceiras. Segundo ele, com o selo ambiental, as empresas conseguem benefícios nas diversas esferas de governo.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: ,