Wederson Lopes apoia campanha do governo federal para evitar gravidez na adolescência
O vereador Wederson Lopes (PSC) fez elogios na tribuna, nesta terça-feira (4.fev), à campanha ‘Tudo tem seu Tempo’, lançada pelos ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e que visa educar jovens sobre sexo e gravidez na adolescência.
Segundo o vereador, o governo colocou a questão dos preservativos e anticoncepcionais na campanha e a ministra acrescentou a abstinência sexual, que embora tenha levado uma “enxurrada de críticas”, é algo que precisa ser avaliado como uma atitude correta.
“É preciso avaliar que o pré-adolescente de 12, 13 anos, não está preparado para uma vida sexual ativa, e isso traz problemas para sociedade e para família”, disse Wederson.
Ele comentou que meninas e meninos não estão preparados para serem mães e pais, algo bastante complexo até mesmo para adultos, citando a própria experiência, de ter sido pai com 33 anos.
O vereador falou sobre o movimento ‘Eu Escolhi Esperar’, propagado pelas igrejas. “Tem que aguardar o tempo certo, pois existem prioridades a cada momento da vida. Não é preciso desespero para se ter companheiro ou ter uma relação sexual logo”, explicou.
Segundo Wederson, a mídia acaba incentivando o sexo precocemente quando ajuda a difundir o funk, cujas letras pregam justamente o relacionamento cada vez mais cedo e sem compromisso algum.
Para reafirmar seu apoio aos ministros Mandetta e Damares, o vereador contou a história de uma menina entre 13 e 14 anos que era chacota entre as amigas por ainda ser virgem. “Um dia essa menina subiu na mesa da escola e disse para todas que quando quisesse seria igual a elas, mas que elas nunca mais poderiam ser igual a ela”.