Wederson defende discussão sobre uso da Cannabis para fins medicinais no plenário da Câmara Federal

por Fernanda Morais publicado 16/06/2021 10h55, última modificação 16/06/2021 10h55
O vereador Wederson Lopes (PSC), é autor da moção de apelo que pede a discussão do Projeto de Lei 399/15 no plenário da Câmara Federal. O documento foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira (16.jun) e será destinada ao atual presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira.
Wederson defende discussão sobre uso da Cannabis para fins medicinais no plenário da Câmara Federal

Foto: Ismael Vieira

A matéria trazida pelo vereador mostra que um projeto de apenas três artigos autorizando o uso da Cannabis Sativa para uso medicinal foi transformado em um substituto de 93 artigos na Câmara Federal.

"Isso porque o ex-presidente daquela Casa em 2019, Rodrigo Maia, nomeou uma comissão com 34 deputados para discutir o assunto. Destaco foi dada a essa comissão autonomia para definir os rumos do uso desses medicamentos sem discussão em plenário. Acontece que, ao final dos debates, além de ter sido produzido um projeto substituto, a votação entre os participantes do grupo terminou empatada. O voto de minerva, o desempate, foi do presidente da Comissão. Um deputado do PT que é a favor da liberação da maconha no Brasil", disse.

Wederson Lopes afirmou que o projeto substitutivo tem uma série de novos artigos e parágrafos que dificultariam a fiscalização da produção de medicamentos com uso matéria Cannabis Sativa.

"E estamos em um governo, o do presidente Jair Bolsonaro, que tem atuado para reprimir o tráfico de drogas. Esse projeto que tramita na Câmara Federal vai na contramão dessa proposta do governo de combate ao tráfico", explicou o vereador do PSC.

Wederson pediu e agradeceu o apoio dos vereadores na aprovação da sua moção e disse não ser contra a comercialização dos medicamentos que contenham a Cannabis Sativa como princípio ativo, desde que exista comprovação de sua eficácia terapêutica devidamente atestada mediante laudo médico para todos os casos de indicação de seu uso.

"Exatamente o que diz o projeto original que foi apresentado na Câmara. Então essa moção, eu reafirmo, leva o nosso pedido para que o PL 399/15 seja discutido no plenário pelos 513 deputados com mandato na Câmara Federal dada a sua envergadura e relevância para todo Brasil", terminou.

 

registrado em: ,