Wederson cita leis que fomentam a inclusão no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

por marcos — publicado 03/12/2019 23h35, última modificação 03/12/2019 23h33
Wederson cita leis que fomentam a inclusão no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Vereador Wederson Lopes, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Wederson Lopes (PSC) aproveitou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência para relacionar na tribuna, na sessão desta terça-feira (3.dez), leis de sua autoria e projetos ainda estão em tramitação que tratam do tema.

Inicialmente, ele destacou o trabalho relevante para a sociedade do Cemad, que é o Centro Municipal de Atendimento à Diversidade, que atende pessoas com deficiência ou necessidades educacionais especiais oriundas da comunidade anapolina e da rede municipal de ensino.

Wederson lembrou que é autor de propositura que trata da preferencialidade de todos os assentos dos ônibus do transporte coletivo para pessoas com deficiência de mobilidade, entre outras situações especiais.

“Também aprovamos um projeto que determina que os supermercados e hipermercados da cidade disponibilizem 5% dos carrinhos adaptados para pessoas com deficiência de mobilidade”, informou o vereador.

Ele também é autor de matéria que determina que o Poder Executivo, em eventos públicos, disponibilize um tradutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais). “São alguns projetos que temos para realmente, na prática, mostrar a importância da inclusão”, explicou.

Wederson falou ainda que apresentou requerimento pedindo a construção de uma rampa no canteiro central da Avenida Fayad Hanna, na faixa de pedestres que tem de um lado a Igreja Videira, e do outro a Escola Municipal João Luiz de Oliveira. “Pedimos que seja feita uma rampa de acesso. E que seja no formato de espiral, porque a inclinação é acentuada”, ressaltou.

Pisa
Wederson Lopes também repercutiu o resultado do Brasil no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). “É uma notícia lamentável: o Brasil caiu no ranking mundial de matemática e de ciências e está estagnado em relação à leitura”.

Ainda de acordo com o vereador, o país não conseguiu apresentar avanços significativos nos últimos dez anos. O Pisa divulgado agora é de 2018. “E o pior: dos 70 países avaliados, o Brasil está entre os dez piores. Eram 60, aumentou para 70 e o Brasil segue entre os dez piores”.

Wederson criticou o governo passado. “Qual o investimento que foi feito, já que ficou mais de dez anos na gestão. Que investimento eles fizeram? Olha a situação vergonhosa, entre os dez piores na educação”, argumentou.

Segundo o vereador, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação terão muito trabalho para tirar o Brasil dessa situação vergonhosa. “Porque não houve resultados práticos, o dinheiro foi mal investido”.

Wederson comentou que os recursos foram usados, “infelizmente”, para a doutrinação, principalmente no ensino fundamental. “Cartilhas ensinando e querendo estabelecer ideologia de gênero nas escolas. Eu tenho uma em casa, que eu peguei em 2016, para que ninguém falasse que eu estava mentindo. Lembro que essa Casa se levantou [contra o tema] na época do Plano Municipal de Educação”.

Para o vereador, é preciso mudar radicalmente. “É preciso investir na capacitação dos nossos educadores. Investir na educação e não na doutrinação”, completou.

registrado em: ,