Vereadores tratam com Curador da Saúde sobre UTI Pediátrica da Santa Casa de Anápolis
Os membros da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara Municipal de Anápolis, se reuniram na manhã desta terça-feira (24.set), com o curador da Saúde do Ministério Público em Anápolis, promotor de Justiça Luís Fernando Ferreira de Abreu. Em pauta as principais demandas da população em relação à área da saúde e, em especial, os problemas criados pelo fechamento da UTI pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis.
O encontro com o promotor foi articulado pela presidente da Comissão, Elinner Rosa (MDB). Além dela participaram da reunião na sede do MP os membros da Comissão Professora Geli (PT), Pastor Elias Ferreira (PSBD) e João da Luz (PHS). Os vereadores também apresentaram ao promotor questões relacionadas aos pacientes oncológicos atendidos por meio da Santa Casa e as dificuldades deste grupo para realização de cirurgias.
Elinner Rosa explicou que os membros da Comissão aproveitaram a ocasião para tratar com o promotor sobre o Hospital de Urgências de Anápolis Dr Henrique Santillo, o novo contrato desta unidade com o Governo do Estado, e as dificuldades quanto à realização de cirurgias cardíacas. Segundo ela, os vereadores reafirmaram o compromisso e a parceria do Poder Legislativo com o Ministério Público na busca de soluções às demandas da área da saúde.
Entre outros temas, informou Professora Geli, também foi demonstrada preocupação quanto às questões ligadas à judicialização da saúde. João da Luz evidenciou pontos específicos sobre as dificuldades que ainda afetam o funcionamento da UTI Pediátrica da Santa Casa. Pastor Elias Ferreira reforçou ao promotor preocupações que já havia externado na tribuna da Câmara.
Todos assuntos abordados com o promotor são constantemente debatidos nas reuniões da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social. Os vereadores, inclusive, já fizeram inspeção in loco em unidades de saúde, assim como promoveram reuniões com diretores da Secretaria Municipal da Saúde e representantes de instituições da sociedade ligas a este setor.
Elinner Rosa disse ainda que o promotor Luís Fernando Abreu mostrou-se motivado com a disponibilidade dos vereadores. “Procuramos caminhar juntos, somos órgãos fiscalizadores”, disse ela. A vereadora lembrou ainda que o representante do MP é profundo conhecedor dos assuntos da saúde e tem trabalhado para resolver as pendências. “Podemos propor sugestões ao poder público e às instituições, para que a saúde melhore cada dia mais no município”, conclui Elinner Rosa.