Vereadores recebem motoristas de aplicativos e representantes da CMTT para discutir sobre vagas no trânsito

por Geovana de Bortole publicado 14/05/2021 11h40, última modificação 19/05/2021 09h01
Vereadores recebem motoristas de aplicativos e representantes da CMTT para discutir sobre vagas no trânsito

Foto: Ismael Vieira

O presidente da Comissão de Urbanismo, Transporte e Obras da Câmara, Wederson Lopes (PSC), e os vereadores Domingos Paula (PV), Alex Martins (PP), Cleide Hilário (Republicanos), Dra. Trícia Barreto (MDB), Frederico Godoy (SD), Cabo Fred Caixeta (Avante) e João da Luz (DEM) participaram de reunião na manhã de sexta-feira (15.mai) com representantes de motoristas de aplicativos de Anápolis e da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).

O objetivo do encontro é debater sobre as vagas de embarque e desembarque de passageiros que utilizam os aplicativos. Os motoristas falaram que atualmente são cerca de oito mil motoristas por aplicativos na cidade.

De acordo com o presidente da Associação Anapolina de Motoristas por Aplicativo de Anápolis (AAMAP), é preciso expandir as vagas e também haver respeitar as regras para que aumente o fluxo. “Infelizmente, muitos não respeitam, gerando transtorno. Muitos motoristas utilizam os locais para aguardar uma próxima corrida, por isso é preciso ter conscientização. Estamos solicitando que a CMTT faça um estudo de onde há maior fluxo de veículos, como grandes avenidas, perto de shoppings e supermercados”, afirmaram.  

O vereador Domingos Paula disse que é importante ter a discussão para contribuir com a população que utiliza esse meio de transporte. “Essa é uma luta da Câmara para tentar regularizar a situação o mais rápido possível. Posso citar várias praças e outros pontos comerciais que poderiam ter um estudo aprofundado, para aumentar o fluxo”, disse.

Para o vereador Alex Martins, é preciso ter democratização das vagas. “A mudança é necessária. A fiscalização deve ser por aplicativo, que também deve mostrar onde há vagas. Com isso, os motoristas ganham agilidade, e diminui o número de pessoas que estacionam e permanecem no local por muitas horas. Se disciplinar os estacionamentos, as vagas devem surgir”, explicou.

O vereador João da Luz, que tinha proposto um projeto para que os motoristas de aplicativos parassem em locais de idosos e deficientes para desembarque de pessoas, a discussão é importante para desafogar o trânsito da cidade, e é necessário aumentar as vagas na cidade. “Precisa regulamentar o uso dos aplicativos de Anápolis. Vamos tentar propor novas opções de vagas, pois os locais destinados aos idosos e deficientes são exclusivos. Nossa proposta é para os motoristas de aplicativos poderem parar em vagas especiais só para embarque e desembarque das pessoas, que são mais de 10 tipos, que as vagas dos deficientes e idosos estão excluídos”, contou.

O Diretor de Transporte, Trânsito e Educação da CMTT, Igor Lino Siqueira reforçou que a cidade é considerada de porte médio, mas as pessoas ainda têm mentalidade provinciana no trânsito. “Falta responsabilidade e respeito pela sinalização imposta dos próprios condutores. As pessoas precisam evoluir a mentalidade e deixar o pensamento provinciano no trânsito, pois o fluxo é intenso. Para isso, é importante ter campanha educativa”, disse.  

O diretor falou ainda que o Plano de Mobilidade está em desenvolvimento, e abrange pedestres, motoristas, taxis, motoristas de aplicativos e ônibus. “O plano foi paralisado durante a pandemia, pois o fluxo é menor. Precisamos ter um projeto para atingir a todos.  A fiscalização é importante e atinge a todos. Vamos fazer o estudo necessário para disponibilizar essas vagas solicitadas pelos motoristas”, finalizou.

registrado em: