Vereadores, prefeito e MPT assinam OS para construção de escola na Vila São Vicente

por orisvaldo — publicado 14/08/2019 17h40, última modificação 14/08/2019 17h45
Vereadores, prefeito e MPT assinam OS para construção de escola na Vila São Vicente

Vereadores, prefeito e MPT assinam OS para construção de escola na Vila São Vicente

A Ordem de Serviço para a construção da Escola Municipal da Vila São Vicente (Igrejinha), autorizada pelo prefeito Roberto Naves (PTB) na manhã desta quarta-feira (14.ago), foi assinada pelos vereadores Teles Júnior (PMN), João da Luz (PHS), Luzimar Silva (PMN), Pedro Mariano (PRP) e Deusmar Japão (PSL). 

O ato aconteceu na sala de reuniões anexa ao gabinete do prefeito, no Centro Administrativo. A OS também teve assinatura do procurador do Ministério Público do Trabalho, Meicivan Lemes Lima; o secretário municipal da Educação, Alex de Araújo Martins; e o deputado estadual Coronel Adailton Florentino do Nascimento (PP). 

A construção da escola é fruto de parceria entre a Prefeitura de Anápolis e o Ministério Público do Trabalho (MPT). O município cedeu o terreno, promoveu o processo licitatório e agora vai construir a unidade. O MTB entra com a doação de recursos da ordem de R$ 986.418,00. A verba é fruto da destinação de multas decorrentes de processos judiciais, sem ônus para o município. 

Luzimar Silva, que falou em nome dos demais vereadores, reconheceu que as regiões sul e sudeste da cidade são contempladas com inúmeros benefícios por parte da administração municipal. Lembrou ainda que várias crianças e jovens, que tinham que deixar a Vila São Vicente e atravessar a BR 060/153 para estudar em outros bairros, perderam a vida em acidentes, “agora esse risco deixa de existir”. 

A escola a ser construída na Vila São Vicente, disse Roberto Naves, “não é apenas mais uma unidade construída, mas sim uma escola edificada numa região que realmente precisa desse benefício”. Segundo o prefeito, sua gestão põe fim à prática antiga de se construir obras maiores em locais estratégicos apenas para atender interesses eleitoreiros. O prefeito concluiu que a parceria com o MPT atesta a prática de trabalho sério, com base nos princípios que norteiam a administração pública, adotado pela Prefeitura. 

SEGURANÇA
O secretário de Educação, Alex Martins, disse que a nova escola vai atender uma demanda considerável da Vila São Vicente e bairros próximos, além de dar mais segurança aos alunos. A procuradora geral do município, Marciele Ferreira de Paula, analisou que, com a parceria entre Prefeitura e MPT, “quem ganha é a população”. Para o Coronel Adailton, vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, “a escola contempla uma comunidade que realmente merece”. 

O procurador do MPT, Meicivan Lima, revelou que a instituição que representa está aberta ao contato com a sociedade. Disse que outras parcerias foram feitas para construção de hospitais, escolas, entre outros. Segundo ele os primeiros depósitos já foram feitos e espera que até o final deste ano a unidade de educação da Vila São Vicente seja entregue. “A educação é a porta efetiva para quebrar o ciclo de pobreza”, concluiu. 

O ato de assinatura da OS foi prestigiado ainda pelo vereador Lisieux José Borges (PT); o secretário municipal de Meio Ambiente, Jakson Charles; o presidente da OAB-Anápolis, Jorge Henrique Elias; o representante da empresa Asmar Eirele, Abrão Asmar Neto; o presidente da Associação de Moradores da Vila São Vicente, Jovercílio José Pereira; professores, líderes comunitários e moradores da Vila São Vicente. 

A ESCOLA
A Escola Municipal da Vila São Vicente integra o Programa Escola Nova, criada para atual administração, e conta com sistema de data show, ar condicionado, sistema de som e ponto de internet na mesa do professor em todas as salas de aula. A unidade terá 960 metros quadrados de área construída, dividida em quatro blocos: pedagógico, administrativo, serviços e sanitários. 

Vai contar com seis salas de aula, com capacidade para acolher 204 alunos, do Jardim I ao 5º ano. O projeto contempla cozinha, diretoria, biblioteca, laboratório de informática, sala de atendimento educacional especializado, secretaria, almoxarifado e sala dos professores. 

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: