Vereadores participaram de Seminário de Gestão e Controle promovido pelo TCM

por fernanda — publicado 28/03/2017 12h30, última modificação 28/03/2017 14h25
Vereadores participaram de Seminário de Gestão e Controle promovido pelo TCM

Vereadores participaram de Seminário de Gestão e Controle promovido pelo TCM

O presidente da Câmara Municipal, Amilton Filho (SD), a vice-presidente da Casa, Thaís Souza (PSL), e os vereadores Leandro Ribeiro (PTB), Lélio Alvarenga (PSC), Vilma Rodrigues (PSC) e Valdete Fernandes (PDT), participaram do Seminário de Gestão e Controle - Contratos Administrativos, Licitações e Responsabilização do Gestor. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), aconteceu na manhã desta terça-feira (28.mar) no auditório do Comfort Hotel.

Amilton Filho falou sobre a importância de contar com o apoio do TCM para que o Poder Legislativo e Executivo aperfeiçoem o sistema de Controle Interno de ambos os poderes.

“Esse seminário é um momento importante para que a Câmara e a Prefeitura de Anápolis estreitem laços de trabalho com o TCM. Além disso, os servidores do Executivo e do Legislativo têm oportunidade de aprimorar o conhecimento no que diz respeito à prestação de serviço nas áreas de, processo de compras, licitações, chamadas públicas dentre outros setores da gestão pública.

O presidente do TCM, Joaquim de Castro, disse que o órgão estará sempre de portas abertas para atender aos chamados dos municípios. “Fomos convidados pelos gestores anapolinos e de pronto atendemos a solicitação”, comentou.

Joaquim de Castro acredita que o trabalho de orientação, desenvolvido pelo Tribunal, através dos seminários práticos, tem sido fundamental para quebrar o paradigma que o TCM tem apenas a função de fiscalizar e punir os erros dos gestores municipais no que diz respeito a aplicação do dinheiro público.

“Queremos que os servidores sejam preparados para que o trabalho seja eficaz e a aplicação dos recursos financeiros seja eficiente”, disse Joaquim de Castro.

O controlador da Câmara Municipal de Anápolis, Pedro Paulo Dos Santos, destacou que o diálogo permanente com TCM é fundamental para garantir a transparência e a a legalidade dos préstimos do Legislativo. “Nossa ideia é agir de acordo com o que a comunidade espera. Temos  ainda a incumbência de fazer uma gestão com transparência e em consonância com as normativas do TCM”, destacou.

O controlador geral do Município, Arinilson Mariano, disse que ficou satisfeito com a presença maciça de servidores do Executivo e do Legislativo da cidade. “Era essa a nossa expectativa porque sabemos da responsabilidade que os servidores públicos tem com as suas atribuições. Quem participou do seminário saiu daqui com qualificação e novas informações para serem colocadas em prática”, falou.

O prefeito Roberto Naves (PTB), esteve no seminário e reafirmou que o compromisso de sua gestão é qualificar o servidor público para garantir que o dinheiro público seja investido de acordo com as necessidades da comunidade. “E o TCM, será nosso parceiro direto, principalmente como ente orientador”, concluiu.

Presenças

Participaram ainda do Seminário, o diretor administrativo da Câmara Municipal, Antônio Pedfo Ghirard, o procurador geral do Município, Antônio Heli de Oliveira, os secretários municipais, Alex Martins (Educação), Erivelson Borges (Cultura), Valeriano Abreu (Defesa do Consumidor) e Vander Lúcio Barbosa (Desenvolvimento Ecônomico), além de dezenas de servidores dos departamentos administrativos da Câmara Municipal e da Prefeitura de Anápolis.

Foto: Assessoria TCM

registrado em: