Vereadores participam de solenidade de um ano da Força Tática

por Marcos Vieira publicado 21/11/2019 16h09, última modificação 21/11/2019 16h09

Vereadores estiveram na solenidade que marcou um ano de atuação da Força Tática, realizada na manhã desta quinta-feira (21.nov), na Praça Americano do Brasil.

Trata-se de uma parceria da Prefeitura de Anápolis com a Polícia Militar de Goiás. São dez viaturas bancadas pela administração municipal que reforçam o policiamento ostensivo no dia a dia da cidade. Cada veículo conta com três policiais, que são pagos pela administração via convênio do Banco de Horas.

Esse reforço provocou uma queda considerável em alguns crimes, como o roubo de cargas, com diminuição de 77% dos casos. Outros índices nesse período de um ano são representativos, como a queda de 28% de roubo ao comércio e de 66% de latrocínios.

Em discurso, o presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro (PTB), disse que se tratava de um dia especial, de agradecimento à PM, pois se comemora a volta da sensação de segurança em Anápolis. “Parabéns ao prefeito Roberto Naves por garantir condições que dão qualidade ao trabalho dos nossos policiais”, ressaltou.

Leandro lembrou que a PM e outras forças de segurança – como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Exército – podem contar com o apoio do Poder Legislativo, visando melhorias para a população. Logo em seguida, também em discurso, o prefeito Roberto Naves falou do papel da Câmara Municipal nessa conquista na área da segurança.

“Só foi possível alcançar índices importantes graças à parceria com a Câmara. Quando assumimos, com uma prefeitura quebrada e críticas já no primeiro mês daqueles que a deixaram nessas condições, foram os vereadores que secaram o bagaço, que atuaram votando projetos importantes para que realizássemos nosso trabalho”, disse Roberto Naves.

Essa parceria citada pelos chefes dos poderes Executivo e Legislativo pôde ser confirmada com a boa presença de vereadores na solenidade, de diferentes denominações partidárias. Estavam na Praça Americano do Brasil Américo Ferreira (PSDB), Deusmar Japão (PSL), João Feitosa (PTB), Fernando Paiva (PODE), Domingos Paula (PV), Lisieux José Borges (PT), Wederson Lopes (PSC), Thaís Souza (PSL) e Lélio Alvarenga (PSC).

Para o comandante do 3º CRPM, coronel Paulo Roberto de Oliveira, esse reconhecimento ao trabalho da Força Tática é importante, pois evidencia a todos um projeto que pode ser considerado um marco para a segurança em Goiás. “Nenhuma outra cidade tem essa parceria. Temos o privilégio de contar com um prefeito parceiro, que investe pesado na segurança, com veículos de presença (caminhonetes)”, destacou o oficial. Segundo ele, a Força Tática é “um batalhão a mais na cidade”.

Em relação aos investimentos, o prefeito Roberto disse que o projeto custa R$ 9 milhões anualmente aos cofres municipais. “É barato diante da preservação de vidas”, afirmou o mandatário. Segundo ele, só quem perdeu um ente querido em um assalto entenderia que o montante é pouco diante da missão de preservar vidas – Roberto teve seu pai vítima de um latrocínio.

A solenidade foi marcada pela entrega de uma placa confeccionada pela PM ao prefeito Roberto Naves. Foram agraciados com diploma de honra ao mérito os 10 policiais que mais se destacaram na Força Tática. A Prefeitura de Anápolis também entregou uma placa ao coronel Paulo Roberto, com um elogio coletivo à tropa da PM em Anápolis.