Vereadores participam de solenidade de criação da Universidade Evangélica de Goiás

por Fernanda Morais publicado 01/06/2021 11h25, última modificação 01/06/2021 11h24
Vereadores participam de solenidade de criação da Universidade Evangélica de Goiás

Foto: Geraldo Fleury/Diretoria de Comunicação e TV Câmara

Na noite da última segunda-feira (31.mai), foi realizada uma solenidade para assinatura da portaria ministerial que cria a Universidade Evangélica de Goiás.

O evento foi realizado no ginásio da Unievangélica e contou com a presença dos vereadores Wederson Lopes (PSC), Andreia Rezende (SD), Alex Martins (PP), Frederico Godoy (SD), Trícia Barreto (MDB), Lisieux José Borges (PT), Cabo Fred Caixeta (Avante), Reamilton Espíndola e Cleide Hilário ambos do Republicanos, Delcimar Fortunato (Avante), Hélio Araújo (PL) e Thaís Souza (PP).

Entre as autoridades políticas que prestigiaram o evento também estavam o ministro da Educação Milton Ribeiro, o governador Ronaldo Caiado (DEM), o vice-prefeito de Anápolis Márcio Cândido (DEM), os senadores Vanderlan Cardoso (PSD) e Luiz do Carmo (MDB) além de deputados estaduais Amilton Filho (SD) e coronel Adailton Florentino (PP), e os federais major Victor Hugo (PSL), Adriano do Baldy (PP) e João Campos (Republicanos).

O governador Ronaldo Caiado disse ao longo do dia ele e o ministro Milton Rabelo cumpriram agenda em todo Estado. Em discurso no evento o governador disse que a criação da Universidade Evangélica de Goiás é um marco para educação nacional. “E coloca Anápolis, minha cidade, em evidência em Goiás e no Brasil. Parabéns a todos envolvidos no processo. Precisamos avançar em todos os setores, mas sem dúvidas, que a educação é um dos pilares para o desenvolvimento de uma nação”, pontuou.

O ministro da Educação disse que Anápolis é um município privilegiado por abrigar uma universidade do porte da Evangélica. “A cidade é, sem dúvidas, um polo educacional e referência no ensino superior, na pesquisa, e na formação de profissionais com ensino de qualidade para o mercado de trabalho”, disse.

O chanceler da Universidade, Augusto César Rocha Boaventura, destacou que a Universidade foi criada em 1947 como Associação Educativa Evangélica, em 24 de maio de 2021 e de lá para cá contou com apoio de profissionais de “excelência até que fosse concretizado o novo projeto de ensino no local. É o resultado do trabalho e dedicação de muitos. A educação de excelência que se faz aqui e os frutos por ela produzidos foram visíveis e decisivos para alcançarmos esse elevado nível.”, disse.

A vereadora Andreia Rezende disse que foi aluna  do curso de direito da Unievangélica e, segundo ela, participar da transformação da instituição em Universidade é motivo de honra “agora enquanto vereadora e representante do povo anapolino. Anápolis se consagra enquanto cidade que tem um polo universitário que atende alunos não só do município, mas de outros estados do Brasil”, frisou.

O vereador Alex Martins disse que o momento é de orgulho para todos  “e reforço que aumenta a responsabilidade da instituição educacional que agora pode lutar por políticas públicas e por incremento no setor da pesquisa para colaborar com o desenvolvimento de Anápolis”, comentou. 

Lisieux José Borges (PT) reconheceu que a Universidade tem todos os méritos para chegar a esse patamar e que a história da instituição está vinculada com desenvolvimento da cidade. “Formando estudantes não só de Anápolis, mas de todos os estados brasileiros”, comentou.

Os vereadores Cabo Fred Caixeta e Cleide Hilário também destacaram que foram alunos da Universidade enquanto Unievangélica. Ela do curso de direito e ele do curso de administração. Para Cleide a mudança no status da instituição foi um processo longo e merecido. “Hoje a Universidade é referência no ensino superior com a oferta ainda dos cursos de pós-graduação e até de  doutorado”, pontuou.

Wederson Lopes disse que a Unievangélica já levou o nome de Anápolis para “além das fronteiras do Centro-Oeste. Agora a instituição confirma a sua capacidade técnica, estrutural e de corpo de profissionais ao se transformar em Universidade. Orgulho para todos nós anapolinos, estudantes e todos aqueles que fizeram parte dessa história desde o seu início”.