Vereadores participam de lançamento do sistema de ITBI eletrônico

por Fernanda Morais publicado 27/07/2021 07h25, última modificação 27/07/2021 16h08
Vereadores participam de lançamento do sistema de ITBI eletrônico

Foto: Ismael Vieira

O vice-presidente da Câmara Municipal, Domingos Paula (PV), e o vereador Frederico Godoy (SD) representaram o Legislativo em solenidade de lançamento do sistema para emissão eletrônico do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

O evento aconteceu na noite da última sexta-feira (23.jul) no auditório do Centro Administrativo com as presenças do prefeito Roberto Naves (PP), do vice-prefeito, Márcio Cândido (DEM), do secretário de Economia, Valdivino de Oliveira, e do diretor da Receita Municipal, Olisomar Pires.

"O sistema é prático e vai beneficiar tanto o contribuinte quanto o Executivo. O ITBI eletrônico tem a perspectiva de incrementar a receita em até 40%, e isso significa mais recursos disponíveis para serem investidos na cidade", declarou Domingos Paula.

Frederico Godoy parabenizou o prefeito e sua equipe de economia por disponibilizar o sistema eletrônico para emissão de ITBI. Ele lembrou que esse era um desejo antigo também dos donos de imobiliárias, corretores, construtores e contribuintes.

"Isso pelo tempo que será economizado para conseguir a guia do ITBI. Em tempo real, o contribuinte pode emitir a guia diretamente via cartórios ou mesmo pelo Zap da Prefeitura, no canal de atendimento do Rápido", citou o parlamentar.

No sistema anterior, era preciso fazer agendamento via Zap do Rápido para, então, conseguir acesso às guias de avaliação do imóvel. Segundo o prefeito Roberto Naves, todos ganham com o ITBI eletrônico, sobretudo o cidadão. “Se o ciclo gira de forma mais rápida, facilita para o empreendedor, para o cartório, para o comprador e também para o poder público”, afirmou.

O diretor da Receita, Olisomar Pires, frisou que o ITBI eletrônico representa a modernização do sistema de emissão de documentos pela Prefeitura de Anápolis. "O sistema já está em funcionamento e a ideia é essa, facilitar a vida do cidadão", concluiu.