Vereadores fiscalizam três obras de unidades de saúde

por cma — publicado 18/04/2012 00h00, última modificação 13/06/2016 11h02
Parlamentares visitaram Cais do bairro São Joaquim, UPA na Vila Esperança e Cais Mulher no Maracanã Oito vereadores acompanharam o prefeito municipal Antônio Gomide (PT) em visita a três unidades de saúde que estão em fase de construção em Anápolis, na manhã desta quarta-feira (18-04). O presidente da Câmara, Amilton Batista (PTB) e os parlamentares petistas Luiz Lacerda e Dinamélia Rabelo, os pepistas João Feitosa e Pedro Mariano, Sírio Miguel (PSB), Assef Naben (PMDB) e Domingos Paula (PTB), vistoriaram obras nos setores São Joaquim, Vila Esperança e Maracanã. Ainda estiveram presentes o vice-prefeito João Gomes e a secretária municipal de Saúde, Irani Ribeiro.
Vereadores fiscalizam três obras de unidades de saúde

Vereadores fiscalizam três obras de unidades de saúde

Ao conhecer as instalações do Cais do bairro São Joaquim, que a partir da entrega das obras, funcionará com atendimento 24 horas por dia, o presidente Amilton Batista destacou a relevância da visita técnica. “Recentemente vistoriamos obras na área de educação e hoje fiscalizamos três unidades importantes na área de saúde”. O legislador afirmou que o assunto tem sido debatido com frequencia na Casa, devido à sua seriedade. “É uma área que temos que enfrentar com olhos abertos e muita atenção porque as demandas principais da população estão relacionadas com a saúde”.

O Cais do bairro São Joaquim está sendo ampliado e transformado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nível um. No local, haverá seis leitos adultos, ambulatório e atendimento de emergência. Pedro Mariano acredita que quando efetivado, o centro irá colaborar para desafogar hospitais da cidade. “Principalmente no [hospital] Municipal porque dará atendimento rápido para as pessoas dessa região. Teremos um clínico geral que fará um diagnóstico rápido e já encaminhará o paciente para outro hospital especializado”.

O centro terá uma área total de 700 m² e, além do atendimento clínico geral, contará com pediatria e odontologia. A unidade é destinada para municípios com até 50 mil habitantes e a previsão de entrega da obra é para o mês de junho.

UPA 
As autoridades seguiram para a unidade em construção na Vila Esperança e que está em fase de acabamento. Segundo informações do prefeito Antônio Gomide, a área possui 3.400 m² e um orçamento de R$ 4,5 milhões, provenientes do Governo Federal e do tesouro municipal. O centro de saúde contará também com atendimento de urgência e emergência, além de farmácia, consultórios médicos e enfermaria. O chefe do Executivo disse que espera inaugurar o prédio até a data de aniversário da cidade, 31-07.

Para o vereador Domingos Paula, não apenas a UPA, mas todas as outras obras na área de saúde são importantes para a Anápolis, principalmente por responder a um anseio da população. “A melhor notícia dessa visita é que as pessoas que vão assumir esses postos de saúde são servidores municipais. Isso mostra o compromisso desta administração com os anapolinos”.

Assef Naben lembrou que a luta pela saúde e qualidade de vida em Anápolis é antiga. De acordo com informações do parlamentar, desde 2005 a Câmara debate a descentralização do atendimento médico no município que, conforme disse, é concentrado no Hospital Municipal. “Vemos uma situação diferente agora com centros de saúde no Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade. Fico emocionado vendo a estrutura da UPA. Nosso pedido era para que viessem três unidades nível três para Anápolis, conseguimos essa e ainda temos no Ministério da Saúde mais duas”, explicou.

O vereador Sírio Miguel destacou os investimentos que o Executivo tem aplicado no município e acrescentou que é importante que os vereadores acompanhem as obras para ter a exata noção de onde estão sendo aplicados os recursos. “Todas as unidades que comportam atendimento de urgência e emergência estão tendo um cuidado necessário por parte da Prefeitura. Estamos satisfeitos com o que vemos”.

O socialista reforçou que os novos centros possam realmente desafogar o atendimento nos demais hospitais e postos de saúde do município. “Toda essa estratégia é planejada, cada unidade está localizada em pontos estratégicos da cidade e acabam contribuindo para tirar a lotação do Hospital de Urgências, Santa Casa e os demais”.

A secretária municipal de Saúde, Irani Ribeiro, acrescentou que a UPA será uma unidade de referência no Estado. Segundo ela, o centro terá capacidade para atender moradores de cidades vizinhas em situação de urgência. “Aqui será feito o diagnóstico e a pessoa será encaminhada para os hospitais especializados. A área desta unidade é duas vezes maior que o padrão exigido”, detalhou.

CAIS MULHER
Outra obra vistoriada pelos vereadores e membros da Prefeitura foi o Cais Mulher, localizado no bairro Maracanã. A estrutura englobará todo o atendimento para o público feminino, como exames de mamografia, ultrassom, prevenção e pré-natal. O posto está sendo construído com verbas do município, com valor estipulado em R$ 1,5 milhão e deverá ser finalizado no dia 15-05.

A vereadora Dinamélia Rabelo destacou que o posto destinado para tratar da saúde da mulher é um grande progresso para o município, uma vez que oferece toda assistência para grávidas. “Assim poderemos diminuir a mortalidade infantil e materna”. A parlamentar afirmou, ainda, que a construção do CAIS é também uma realização de um sonho próprio. “Fiz um projeto que para que a mulher tivesse passe livre para realizar pré-natal e agora o vejo concretizado”.

O petista Luiz Lacerda frisou que Anápolis avança em questão de atendimento de emergência. Ao enumerar os serviços e postos que atuam 24 horas, o vereador mencionou que as instalações proporcionam a criação de empregos. “São aproximadamente mais 600 novos empregos. A cidade ficou muito tempo parada, tivemos uma estagnação grande na área da saúde. Agora tivemos uma revitalização das unidades, uma preocupação com a humanização do atendimento. A abertura desses novos postos melhorará a saúde no nosso município”.

O vereador João Feitosa disse que é satisfatório ver os investimentos em saúde, uma vez que a situação “é precária em todo o Brasil”. Segundo afirmou, as novas estruturas buscam minimizar o sofrimento dos pacientes. “Na época de política, como agora, o principal discurso é saúde e em Anápolis estamos fazendo algo por esse setor. A Câmara não tem medido esforços para trabalhar com a Prefeitura e levar o benefício para a população”.

Ao final das visitas o presidente Amilton Batista fez um balanço positivo das construções. O petebista acompanhou a fala dos seus pares de que os novos postos vão descentralizar os atendimentos médicos. “Não haverá mais necessidade de perambulação, de pessoas procurarem e não encontrar o atendimento que precisam. Há unidades em todas as regiões da cidade”.

O legislador ressaltou, ainda, que além das estruturas físicas, o grande desafio é lotar as unidades com profissionais capacitados. “Conseguir pessoas comprometidas com o atendimento na área pública, encontrar pessoas com qualificação específica em cada área e, acima de tudo, que tenham compromisso com a saúde pública é a maior dificuldade”.

O prefeito Antônio Gomide agradeceu a presença dos oito vereadores e encerrou a vistoria afirmando que a administração “conhece as necessidades da população e que cada obra construída já é uma realidade”.

 

 

registrado em: