Vereadores estão em Goiânia reunidos com o diretor-geral de Administração Penitenciária de Goiás, coronel Edson Costa

por fernanda — publicado 26/02/2018 14h55, última modificação 27/02/2018 09h31
Vereadores estão em Goiânia reunidos com o diretor-geral de Administração Penitenciária de Goiás, coronel Edson Costa

Vereadores estão em Goiânia reunidos com o diretor-geral de Administração Penitenciária de Goiás

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Amilton Filho (SD), e os vereadores Antônio Gomide (PT), Pastor Elias Ferreira (PSDB), Deusmar Japão (PSL), Valdete Fernandes (PDT) e a Professora Geli Sanches (PT), estão nesse momento no Fórum Cível da Comarca de Goiânia para conversar com diretor-geral de Administração Penitenciária de Goiás (DGAP), coronel Edson Costa, sobre a transferência de 65 presos de Anápolis para o recém inaugurado Presídio Estadual de Formosa.

Também participam do encontro, a corregedora do Sistema Prisional de Anápolis,  Juíza Lara Gonzaga de Siqueira; representantes do Ministério Público e do Conselho da Comunidade de Execuções Penais. Amilton Filho garantiu que a Câmara Municipal estará mobilizada para resolver a questão da crise carcerária de Anápolis.

“Essa transferência penaliza as famílias dos presos, os advogados e até mesmo o Judiciário. Caso o juiz marque uma audiência, por exemplo, precisa se mobilizar para trazer o preso de Formosa para Anápolis”, disse o vereador lembrando que o Legislativo sempre  acompanhou a questão da crise carcerária do município, principalmente  após  o episódio onde presos de Aparecida de Goiânia foram trazidos para Anápolis antes de o novo presídio ser inaugurado.

Familiares

Familiares dos 65 presos transferidos do Centro de Inserção Social (CIS) de Anápolis para o Presídio Estadual de Formosa, lotaram o plenário da Câmara Municipal para acompanhar a sessão ordinária dessa segunda-feira (26.fev). Acompanhado de advogados, os familiares foram pedir apoio dos vereadores para tentar reverter a decisão do Governo de Goiás, e trazer os detentos de volta para a cidade.

Amilton Filho garantiu que os vereadores vão continuar trabalhando para que o novo presídio de Anápolis atenda as necessidades da comarca local. “Vamos insistir em um agendamento com o secretário estadual de Segurança Pública, o ex-prefeito de Anápolis, Irapuan Costa Júnior, para relatar nossa insatisfação com a regionalização do presídio”, concluiu.

registrado em: ,