Vereadores entregam Título de Cidadão Anapolino a Deca

por cma — publicado 03/02/2012 00h00, última modificação 17/06/2016 11h18
Ex-jogador recebeu a homenagem em sua residência na Vila São Joaquim Os vereadores Sírio Miguel (PSB), Luiz Lacerda (PT) e Mauro José Severiano (PDT), representando a Câmara Municipal, entregaram o Título de Cidadão Anapolino ao ex-jogador do Anápolis Futebol Clube, Delck Oliveira do Carmo (DECA), na manhã desta sexta-feira (3/2). A propositura partiu do socialista quando em junho de 2011 condecorou os atletas responsáveis pela conquista do clube no Campeonato Goiano de 1965. Nelson Parrila, outro jogador já condecorado, também esteve presente na ocasião.
Vereadores entregam Título de Cidadão Anapolino a Deca

Vereadores entregam Título de Cidadão Anapolino a Deca

Deca não pôde comparecer à sessão solene realizada no plenário Teotônio Vilela em homenagem aos agraciados Nilson Silva Domingues, Nelson Parrila e José Brandino Filho (Zezito) por motivos de doença. Por este motivo, os três vereadores foram pessoalmente à casa de Deca entregar o certificado. “É um prazer fazer a homenagem e estamos representando todos os demais vereadores que não puderam comparecer. Quando sugerimos os nomes dos ex-jogadores, ninguém se opôs”, ressaltou Sírio Miguel.

O parlamentar disse que a homenagem é uma forma de agradecimento que Anápolis faz a Deca, pois “desde o tempo dele, não houve outro atleta com competência para trazer outro título para a cidade”. Na ocasião, Sírio comentou com o ex-jogador a situação vivida pelos dois maiores times de Anápolis. “São contratados jogadores que não aparecem, jogadores que não tem amor pelo time e hoje é o momento oportuno de reconhecer pessoas que fizeram pelo clube”.

Um dos membros da diretoria do Anápolis Futebol Clube, Mauro José Severiano reforçou a fase dos clubes. Para ele, nunca houve tanto investimento no esporte municipal, principalmente por parte do poder público, como agora. “99% dos jogadores não vestem a camisa do time. Nunca mais tivemos um artilheiro como o Parrila, por exemplo. E isso é uma vergonha para a cidade que tem o maior PIB [Produto Interno Bruto] goiano”, afirmou.

Luiz Lacerda teceu elogios ao homenageado considerando o mesmo como um heroi. Conforme explicou, em 65 o futebol não tinha o reconhecimento da mídia como atualmente e os atletas eram consagrados pelos seus méritos. “Tanto o Deca como os outros que já foram homenageados fizeram e marcaram a história de Anápolis e principalmente do time e daquela torcida. Sou torcedor da Anapolina, mas entendo a importância e grandeza da vitória de 65”.

Emocionado, Deca agradeceu a condecoração e lembrou-se de um tempo em que a Câmara concedia o título de cidadania apenas para autoridades políticas e empresários goianos. “Sou testemunha que no passado só os grandes recebiam homenagens e eu sou pequeno e fico honrado”.

Deca era conhecido como o canhão tricolor. Natural do Rio de Janeiro veio para Anápolis em 1965, ano em que se consagrou campeão goiano. Atualmente está aposentado e é proprietário de um pequeno barzinho na Vila São Joaquim.

 

 

 

registrado em: