Vereadores entregam Moção de Aplausos no lançamento da construção da indústria Caracal
Na tarde desta segunda-feira (10.abr), a Câmara Municipal de Anápolis participou do lançamento da Pedra Fundamental para a construção da Empresa de Equipamentos para Segurança e Defesa – Caracal Brasil. Além dos parlamentares municipais, o evento contou com a presença do CEO da multinacional, Hamad Salem, do governador Marconi Perillo, Prefeito Roberto Naves, deputados federais Jovair Arantes e Alexandre Baldy, entre outras autoridades.
Durante a solenidade, os parlamentares entregaram uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao empresário pelo investimento realizado. A iniciativa foi do vereador Teles Junior (PMN), que juntamente com deus pares entregou o documento a Augusto Delgado de Jesus, responsável por trazer a indústria para o município. “Este é o segundo investimento de Augusto Delgado na cidade, e juntamente com seus sócios, tive a intensão de honrá-los como forma de reconhecimento de todo Poder Legislativo Anapolino, gerando diretamente 600 empregos, e indiretamente 1200 cargos”, afirmou.
A vice-presidente da Casa, Thaís Souza (PSL) reforçou que a implantação da indústria irá acelerar o desenvolvimento econômico do Estado. “Essa empresa irá exportar tecnologia, colocando Anápolis no cenário internacional de exportação”, comentou.
Lisieux José Borges (PT) lembrou da importância de uma empresa de grande porte trazer tecnologia para a cidade. “A chegada desta empresa em Anápolis, reconhecida internacionalmente, é uma fonte de divisas que no momento não temos como estimar. Anápolis está voltando à liderança no Estado em termos de investimentos e empregos, principalmente neste momento de crise”, destacou o petista.
O vereador Fernando Paiva (PTN) lembrou da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado para a instalação da empresa na cidade. “O esforço para a vinda de uma indústria de nível internacional para o município valeu a pena”, disse.
Para Elinner Rosa (PMDB), este é o momento ideal para a implantação desta empresa. “Estamos vivendo no auge da crise, e a geração destes empregos no atual cenário é de extrema importância”, contou.
Para Leandro Ribeiro (PTB), o DAIA ficará ainda mais forte perante o país. “A instalação desta grande empresa mostra a força que tem nosso distrito industrial e a escolha da cidade mostra a importância da nossa localização geográfica. Defendemos a geração de empregos, e é o que mais buscamos para nossa população Anapolina. O momento econômico do país está muito vulnerável, mas com o empenho do prefeito e do governador, esperamos que muitas outras grandes empresas virão para a cidade”, comunicou.
Domingos Paula (PV), os proprietários foram inteligentes na escolha de Anápolis para sediar a empresa. “Nossa cidade tem suporte e condições para que esta empresa desenvolva seu trabalho e os anapolinos irão se beneficiar com isso”.
A vereadora Professora Geli Sanches (PT) externou sua satisfação com a construção da Caracal. “Através da tecnologia, trará ainda mais conhecimento para nossa cidade. E o mais importante, destaco a quantidade de empregos que irá geral com esta multinacional”, informou.
Valdete Fernandes Moreira (PDT) esta é uma grande conquista para a cidade. “É uma honra receber em nossa cidade uma empresa tão grande, que trará muitos benefícios para a população”, explicou.
Durante seu discurso, o governador Marconi Perillo, contou que assinou o protocolo de intenções para implantação da multinacional durante a Missão Comercial do Governo de Goiás no Oriente Médio, em fevereiro de 2017. “Estamos trabalhando para que a indústria amplie em Anápolis, e o estado saia da crise econômica que atinge o país. Este é um grupo sério de empreendedores, que chega para consolidar a cidade como um grande polo de indústrias internacionais. O PIB do estado será incrementado e nossas exportações expandirão”, pronunciou.
O prefeito Roberto Naves revelou que está muito feliz em comemorar 100 dias de seu mandato recebendo esta empresa na cidade. “Anápolis ganha muito com a chegada da Caracal. Com investimento de quase meio bilhão de reais, irá gerar cerca de mil empregos direto. É com muita alegria e reponsabilidade que sempre irá fornecer o que os empresários necessitam, como a questão do ´time´ para que nenhuma empresa tenha prejuízo. Temos também a Famtec assim como tantas outras que possivelmente chegarão à nossa cidade”
Caracal
A Caracal é dedicada à produção de armamentos e munições exclusivas para as forças de segurança pública do Brasil e com a atenção voltada para o mercado da América Latina. A escolha do Estado de Goiás ocorreu em função da força da economia goiana e do programa de incentivos industriais do governo Marconi Perillo, além da localização geográfica estratégica do Estado.
A indústria fará um investimento inicial de R$100 milhões na construção e início das operações da unidade do Estado. A estimativa é que sejam investidos um total de R$500 milhões até o final da construção, que será a maior do mundo e a primeira instalada no Brasil.
A previsão para entrar em funcionamento é no final de 2018.
Com sede em Abu Khadi, nos Emirados Árabes, a Caracal tem fábricas na Alemanha e nos Estados Unidos.