Vereadores e secretário de Esportes falam sobre participação da cidade no Brasileiro de Basquete

por orisvaldo — publicado 09/01/2020 12h50, última modificação 09/01/2020 12h50
Vereadores e secretário de Esportes falam sobre participação da cidade no Brasileiro de Basquete

Vereadores e secretário de Esportes falam sobre participação da cidade no Brasileiro de Basquete

A integração da Câmara de Anápolis como parceira na busca de apoio para a participação do Basquete Anapolino na 2ª edição do Campeonato Brasileiro de Basquete. Este é o objetivo da visita que fizeram aos vereadores, na manhã desta quinta-feira (9.jan) o secretário de Esportes, Karin Abrahão, e os coordenadores técnicos de basquete Moisés da Silva e Murilo Neves.

O grupo foi recebido pelo presidente Leandro Ribeiro (PTB). Em seguida, na sala de reuniões da presidência, se encontrou com os vereadores membros da Comissão de Esportes, Lazer e Juventude: Américo Ferreira (presidente) e Domingos Paula (membro). Além dos vereadores Pastor Elias Ferreira e Lélio Alvarenga.

A Câmara de Anápolis já promove apoio importante ao time de basquete da cidade por meio do programa Torcida Premiada. Numa iniciativa do Legislativo foi acrescentado ao projeto de autoria do Executivo apoio financeiro ao basquete. Até então o Torcida Premiada abrangia apenas o futebol profissional e o vôlei. A cada partida realizada em Anápolis o time de basquete recebe até R$ 30 mil.

Aos vereadores foram entregues documentos como o planejamento para instalação de equipamentos, a tabela da competição com as datas, horários e locais de jogos do Basquete Anapolino. E ainda o projeto de participação do time anapolino no Brasileiro, único representante do estado de Goiás no campeonato. Trata de espaços para patrocínios e custos para participar da competição.

A intenção dos desportistas ligados ao Basquete Anapolino é contar com o apoio da Câmara para a busca de novos apoios. Foram sugeridas incursões ao Governo Estadual e até ao Governo Federal, além da iniciativa privada. O projeto de custos da estrutura do basquete para a disputa do Campeonato Brasileiro inclui salários de comissão técnica e jogadores, transporte, alimentação, hospedagem e logística de treinos.

Ao final do encontro os vereadores deram sinal positivo no sentido de ampliar parceria na busca de novos apoios ao basquete. O entendimento é que a participação do Basquete Anapolino como único representante de Goiás no Campeonato Brasileiro é importante para a promoção do esporte. Assim como consolidar o nome da cidade no âmbito nacional como uma das maiores investidoras em esporte do país.   

CAMPEONATO
O Campeonato Brasileiro de Basquete terá início em fevereiro de 2020 e conta com equipes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Brasília, Goiás e Minas Gerais divididas em duas conferências (Verde e Amarela). 

Os times das conferências Verde e Amarela se enfrentam em partidas de turno e returno. As duas divisões farão duelos dentro das próprias conferências, ou seja, verde x verde e amarela x amarela. Os dois melhores de cada conferência avançam para as quartas de final. Posteriormente, as demais equipes (terceiro, quarto, quinto e sexto) realizam duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, entre conferências a fim de definir mais quatro classificados.

As quartas de final, então, serão disputadas em melhor de três jogos, sendo que os primeiros colocados enfrentam o vencedor do duelo entre o 4º x 5º. Os segundos colocados pegam o adversário que vencer o jogo entre 3º x 6º. Por fim, o campeão brasileiro será definido por de Final Four entre os quatro semifinalistas. 

Conferência Verde
Basquete Blumenau-SC
Brusque/FME/Aradefe/Trimania-SC
São José dos Pinhais-PR
NBPG/CCR Rodo Norte/UNISECAL Ponta Grossa-PR
Cerrado Basquete-DF
Basquete Anapolino-GO
Basket Osasco-SP 

Conferência Amarela
Basquete Joinville-SC
Black Star Joinville-SC
Viptech Campo Mourão Basquete-PR
ADRM/Maringá-PR
Praia Clube/Colégio Gabarito-MG
Esporte Clube Pinheiros-SP
LSB/FLEX/PMS-SP. 

JOGOS DO BRASQUETE ANAPOLINO
15.03 – Dom – 16h00 – Cerrado Basquete (DF) x Basquete Anapolino (GO)
22.03 – Dom – 11h00 – Osasco (SP) x Basquete Anapolino (GO)
03.04 – Sex – 20h00 - Basquete Anapolino (GO) x Ponta Grossa (PR)
05.04 – Dom – 11h00 - Basquete Anapolino (GO) x São José dos Pinhais (PR)
17.04 – Sex – 20h00 – Blumenau (SC) x Basquete Anapolino (GO)
19.04 – Dom – 11h00 – Brusque (SC) x Basquete Anapolino (GO)
01.05 – Sex – 20h00 - Basquete Anapolino (GO) x Osasco (SP)
08.05 – Sex – 20h00 – Ponta Grossa (PR) x Basquete Anapolino (GO)
10.05 – Dom – 11h00 – São José dos Pinhais (PR) x Basquete Anapolino (GO)
15.05 – Sab – 16h00 - Basquete Anapolino (GO) x Cerrado Basquete (DF)
22.05 – Sex – 20h00 - Basquete Anapolino (GO) x Blumenau (SC)
24.05 – Dom – 11h00 - Basquete Anapolino (GO) x Brusque (SC) 

(Com informações da CBB  /  Foto: Ismael Vieira – Diretoria de Comunicação)

registrado em: