Vereadores e prefeito falam de ação conjunta para enfrentar demandas

por orisvaldo — publicado 02/01/2017 19h56, última modificação 02/01/2017 19h56
Vereadores e prefeito falam de ação conjunta para enfrentar demandas

Vereadores e prefeito falam de ação conjunta para enfrentar demandas

Uma demonstração de respeito do chefe do Executivo para com a Câmara Municipal e a intenção de ambos os lados exercerem mandato por meio de parceria responsável, sem ferir a autonomia de cada poder. Assim o presidente do legislativo, Amilton Filho (SD), avalia o encontro dos 23 vereadores com o prefeito Roberto Naves (PTB), na tarde desta segunda-feira (2), no gabinete do prefeito. Todos os parlamentares falaram de demandas essenciais e apresentaram sugestões.

Os vereadores foram formalmente apresentados ao novo assessor parlamentar, que fará a relação entre o Executivo e o Legislativo a partir de agora, o ex-vereador e atual vice-presidente do PMDB de Anápolis, Nelson Gomes Pereira; e também foram oficialmente comunicados da escolha do vereador Jakson Charles (PSB) para líder do prefeito na Câmara Municipal. A reunião durou aproximadamente duas horas.

Amilton Filho vê como estrategicamente importante a cidade o diálogo maduro e a relação republicana que o prefeito busca manter com os vereadores. “É essencial que Executivo e Legislativo, juntos, discutam as questões relevantes para a cidade e busquem conjuntamente soluções para as mesmas”, ressaltou o presidente da Câmara. No encontro foram iniciadas tratativas para conclusão e início de grandes obras.

A escolha de Nelson Gomes como assessor parlamentar é vista como positiva por Amilton Filho, “é um político experiente e conhece muito bem o funcionamento tanto do Executivo como do Legislativo”. Segundo ele trata-se ainda de uma demonstração do prefeito Roberto Naves de que foram superadas as diferenças que por ventura tenham ficado da campanha eleitoral, já que Gomes é do PMDB, partido que teve o candidato a vice na chapa adversária de Naves.

Assim como o presidente, os demais vereadores aprovaram a escolha de Jakson Charles como líder do prefeito na Câmara. Amilton Filho destaca qualidades do colega como “leal, comprometido e dedicado ao mandato, combativo e preparado”. Charles lembrou que esta primeira reunião faz parte da conversa que teve anteriormente com o prefeito para desenvolver a liderança do Executivo na Câmara. “O interesse dos vereadores e do prefeito é fazer uma administração diferente e acertada”, disse.

Jakson Charles classificou como “positiva” a escolha de Nelson Gomes como assessor parlamentar, “tem fineza no trato com todos, tem experiência e conhecimento dos dois poderes”. Sobre a figura de Antônio Gomide como opositor na Câmara, Charles salientou que o ex-prefeito se mostra disposto a contribuir com ideias para o Legislativo e o Executivo. Antônio Gomide disse que sua intenção é colaborar com a cidade e ressaltou que o equilíbrio dos debates que acontecem na Câmara é importante para a tomada de decisões. “Sim, seremos oposição. Mas faremos como sempre fizemos, construindo, buscando alternativas e ajudando a construir a cidade, e mostrando que a voz da sociedade precisa ser ouvida”, disse.

O prefeito Roberto Naves solicitou apoio aos vereadores para o plano emergencial que pretende desenvolver na cidade nos primeiros cem dias de seu governo e falou da importância do entendimento entre os poderes. “A prefeitura precisa de uma relação harmônica e participativa entre o prefeito e os vereadores. É isso que queremos. É importante que cada membro do Legislativo, eleitos pela confiança do povo, ajude na fiscalização do município, trabalhando em parceria com outros poderes”, disse Naves. Pediu respaldo dos vereadores para os ajustes que vai promover na máquina administrativa e para as ações que realizará em todas as regiões da cidade.

(Foto: Paulo Geovani / Secom)

registrado em: