Vereadores e funcionários acompanham palestras durante “Escola do Legislativo”

por geovana — publicado 18/11/2016 15h35, última modificação 18/11/2016 15h53
Vereadores e funcionários acompanham palestras durante “Escola do Legislativo”

Vereadores e funcionários acompanham palestras durante “Escola do Legislativo”

O Seminário de Orientação sobre Práticas Legislativas contou com palestras na tarde de sexta-feira (18.nov.2016), acerca do funcionamento da Câmara Municipal.

O procurador geral da Casa, Carlos Alberto Lima, orientou sobre o funcionamento da Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal. “Falamos sobre o as atribuições e responsabilidades do parlamentar, como representantes da população na Câmara Municipal. Pude constatar o interesse dos vereadores em aprender sobre as obrigações necessárias para exercer o cargo”, disse.

Em seguida, as orientações foram sobre o trâmite eletrônico do portal de notícias da Câmara (anapolis.go.leg.br), ministradas por Alex Fernando Rodrigues, chefe de divisão de informática, que contou que o sistema utilizado pelo site da Câmara é o mais moderno atualmente. “É o mesmo sistema usado pelo Senado Federal. Um dos pontos mais importantes do portal é a transparência implantada. Quando um projeto de lei é proposto por um vereador, a população pode acompanhar toda sua tramitação através do site, além de verificar sobre tudo o que acontece internamente”, ressaltou.

Finalizando as palestras do seminário, o Diretor Legislativo, Arunan Pinheiro Lima, falou sobre as iniciativas dos vereadores, como processos legislativos, requerimentos, emendas, sessões ordinárias e sessões solenes. “A Câmara Municipal foi renovada. É muito importante orientar sobre o trabalho do vereador, para que comecem seu mandato com conhecimento sobre as atividades que vão desempenhar quando assumirem, principalmente sobre as prerrogativas parlamentares de cada um”, pontuou.

Para o vereador eleito Teles Junior (PMN), o aproveitamento das palestras foi muito proveitoso. “Aprendemos muito, tiramos dúvidas e vamos iniciar o mandato com muitas informações importantes para exercer o cargo com precisão”, pontuou.

Segundo Amilton Filho (SD), vereador reeleito, o seminário é uma forma de conhecer melhor os novos vereadores. “É o primeiro encontro com todos os eleitos. E também pudemos reciclar os conhecimentos sobre o Poder Legislativo”, frisou.

registrado em: