Vereadores discutem LDO com moradores do Bairro de Lourdes
A Câmara Municipal foi representada no evento pelos vereadores Domingos Paula (PTB), Gina Tronconi (PPS) e Luiz Lacerda (PT).
Morador do Bairro de Lourdes, Domingos Paula lembrou que se trata de uma região carente, que por isso precisa de investimentos da administração municipal. “Temos aqui alguns bairros sem asfalto como o Jardim Primavera I, Granville, parte da Chácara Americana, Setor Aeroporto e Campos Elísios”.
Segundo Domingos, também é necessária a construção de algumas escolas para atender os moradores. Ele citou como exemplos dessa carência o Residencial Flamboyant, Summerville e Setor Tropical. “Precisamos ainda de algumas praças para garantir lazer às pessoas”. Para o vereador, a audiência pública de preparação da LDO cumpre bem esse objetivo de apresentar reivindicações.
Já o vereador Luiz Lacerda destacou a importância do encontro. “É uma oportunidade de a administração discutir com a população onde pretende investir os recursos públicos para o próximo ano”. Segundo o petista, é válido lembrar que o dinheiro não é do prefeito, nem dos secretários e muito menos dos vereadores. “É da população”, completou.
Lacerda acrescentou ainda que não é o fato de se ter muito ou pouco dinheiro que faz uma boa administração, mas sim um programa de governo. “É necessário aplicar os recursos de forma adequada e legal. Uma boa gestão, consistente, sem dúvida nenhuma é fruto de uma preparação, de um planejamento”, salientou o vereador.
Gina Tronconi destacou que a participação popular é a demonstração da democracia. “O que assistimos aqui é o exercício da cidadania, em que a população participa, opina sobre como dever ser aplicado o recurso público”. A vereadora completou: “Sabemos que a falta de escolas, creches e asfalto têm atormentado muitas famílias em nosso município”.
Gina aproveitou para colocar em pauta a questão do deficiente em Anápolis, que necessita de mais políticas públicas. “É um problema que me preocupa muito; quero reivindicar que a cidade tenha um plano de acessibilidade condizente com a demanda”. A vereadora reforçou a tese defendida, lembrando do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado na quarta-feira (28). “É necessário dar atenção às pessoas ‘especiais’”.
Representante do prefeito Antônio Gomide (PT) na audiência, o secretário municipal da Fazenda, que também responde pela Gestão e Planejamento, José Roberto Mazon, disse que a participação popular é um compromisso da atual administração. “Temos que ser transparentes, não é possível fazer milagres. Tem que haver um equilíbrio entre a receita e as despesas”, comentou.
Durante a audiência pública os moradores puderam escrever suas sugestões e críticas para serem avaliadas pelas autoridades.