Vereadores defendem Torcida Premiada para 2017 e propõem alguns ajustes na lei

por orisvaldo — publicado 20/10/2016 10h47, última modificação 20/10/2016 10h47
Vereadores defendem Torcida Premiada para 2017 e propõem alguns ajustes na lei

Vereadores defendem Torcida Premiada para 2017 e propõem alguns ajustes na lei

O projeto Torcida Premiada, que apoia os clubes profissionais de futebol da cidade na disputa de competições com a aquisição de ingressos nos jogos realizados no Estádio Jonas Duarte, foi discutido pelos vereadores na sessão ordinária desta quarta-feira (19). O vereador Mauro José Severiano (PSDB), defendeu a reedição da lei para a temporada de 2017 e pediu ao Executivo que antecipe o envio do projeto ao Legislativo, para que haja tempo hábil para discussão sobre algumas modificações que alguns vereadores pretendem promover.

Mauro Severiano revelou pelo menos duas sugestões que vai encaminhar ao Executivo, para que já constem no projeto a ser encaminhado à Câmara. “O primeiro é melhorar o valor do repasse. O segundo é estabelecer normas mais claras sobre a distribuição dos ingressos, para assegurar que este processo atenda completamente o que estabelece a lei. O que queremos é dar uma lapidada no projeto”, disse. Em 2016 o Torcida Premiada adquiriu 4.666 ingressos (R$ 69.990,00) para cada partida disputada em casa por Anápolis e Anapolina.

Neste contexto, Mauro Severiano solicita à administração municipal o envio do projeto com um pouco mais de antecedência. Para valer na próxima temporada, a lei da Torcida Premiada tem que ser aprovada ainda em 2016. O vereador Sargento Pereira Júnior, líder do PSL, concordou com Mauro Severiano e, mais uma vez, revelou que nas vezes em que tratou deste assunto na Câmara a intenção era colaborar para que os ingressos fossem distribuídos àqueles que realmente precisem.

Sargento Pereira Júnior acredita que a lei precisa ser mais específica, para evitar dúbias interpretações, e defende que o projeto seja encaminhado à Câmara na primeira sessão ordinária de novembro. O vereador Jakson Charles (PSB) disse que o projeto Torcida Premiada merece atenção especial do Legislativo que, salientou, tem a responsabilidade de ir ao encontro dos interesses da comunidade. Segundo ele, questões como forma de distribuição e valores devem mesmo ser analisadas com atenção.

Jakson Charles busca ainda fechar o cerco contra os cambistas. “Infelizmente acontece muito isso, pessoas que fazem comercialização irregular dos ingressos na porta do estádio”, disse. O vereador Luiz Lacerda (PT), ressaltou a importância do projeto Torcida Premiada para os clubes e para a cidade. Segundo ele, a Câmara Municipal sempre foi parceira dos clubes e da comunidade esportiva, se empenhando no debate e na aprovação do projeto. Luiz Lacerda acredita que é possível que alguns ajustes sejam feitos na lei.

O Torcida Premiada começou a vigorar em 2010, no primeiro mandato do então prefeito Antônio Gomide (PT). O princípio básico do projeto é incentivar o contribuinte a pagar em dia os impostos municipais. Para ter direito a um ingresso, a pessoa precisa apresentar comprovante que está em dia com o recolhimento do IPTU, ITU ou do ISS. O secretário municipal da Fazenda, José Roberto Mazon, em várias oportunidades tem informado que o projeto Torcida Premiada colaborou com o incremento da arrecadação dos referidos tributos. A Prefeitura adquire os ingressos junto à Federação Goiana de Futebol, que repassa os recursos aos clubes. O torcedor tem acesso aos ingressos por meio das unidades do ‘Rápido’.

Além das adequações citadas pelos vereadores em plenário, há pelo menos mais uma situação que deverá ser analisada, para contemplar os clubes em 2017. A lei da Torcida Premiada, que valeu para 2016, estabeleceu a aquisição de ingressos para jogos realizados no Estádio Jonas Duarte relacionados ao Campeonato Goiano da 1ª Divisão e ao Campeonato Brasileiro da Série D. No ano que vem, a Anapolina vai disputar o Campeonato Goiano da Divisão de Acesso, enquanto o Anápolis, além do Goiano da 1ª Divisão e do Brasileiro Série D, vai jogar a Copa do Brasil e a Copa Verde. 

registrado em: