Vereadores debatem proposta de mudança provisória da Câmara para imóvel alugado

por marcos — publicado 07/12/2016 14h10, última modificação 08/12/2016 11h13
Vereadores debatem proposta de mudança provisória da Câmara para imóvel alugado

Vereadores debatem proposta de mudança provisória da Câmara para imóvel alugado

Vereadores debateram no plenário, na sessão desta quarta-feira (7/12), a proposta de a estrutura da Câmara Municipal se mudar provisoriamente para um imóvel alugado, até que a construção da nova sede seja concluída. Entre as opiniões a favor e contra, o presidente Lisieux José Borges (PT) prestou esclarecimentos do que tem sido organizado pela Mesa Diretora.

O primeiro a falar sobre o assunto foi o vereador Gleimo Martins (PTN), que questionou a mudança. “Se [o prédio] não está interditado, por que alugar outro?”, questionou.

O vereador Wederson Lopes (PSC) afirmou que essa mudança deveria ser feita pela próxima presidência. “Vamos deixar uma conta para a nova Mesa Diretora?”, argumentou, respondendo que não acha isso conveniente.

Wederson, que é primeiro secretário da atual Mesa Diretora, frisou que concorda com a mudança de prédio, devido às más condições do atual, sobretudo porque a retomada da obra da nova sede vai demorar, pois terá que ser feita uma nova licitação, mas ele não se sente confortável em deixar essa conta para a próxima legislatura.

O vereador Jakson Charles (PSB) disse concordar com a mudança de imóvel ainda em dezembro, devido à demora em levar a estrutura para outro local. “Uma mudança dessa leva três meses. Essa Mesa Diretora precisa oferecer melhores condições para a próxima legislatura”, ressaltou Jakson, que classificou a atual instalação da Câmara de insalubre.

Jakson lembrou que nem a posse dos novos legisladores poderá ser feita no atual plenário. “Acho, inclusive, que o processo de mudança deveria ser bem mais ágil, pois a necessidade é visível”, comentou o vereador.

O vereador Mauro Severiano (PSDB) discursou na tribuna para apoiar o posicionamento de Wederson Lopes. “Não vem jogar esse abacaxi para o próximo presidente”, argumentou. Mauro também criticou a economia que o Legislativo tem feito desde a presidência de Sírio Miguel (2009-2010), para a construção da nova sede. “A Câmara não constrói prédio. É o Executivo que faz isso”.

Resposta
O presidente Lisieux Borges respondeu aos argumentos dos vereadores. Disse que a mudança não é uma ideia nova, pois surgiu ainda no mandato de Luiz Lacerda na presidência (2013-2014), mas optou-se por uma economia nesses quatro anos. “Mas chegamos a uma situação vexaminosa, desagradável. Não podemos nem receber pessoas para uma sessão que atrai a atenção popular”.

Segundo o presidente, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) respondeu a uma consulta da Câmara sobre a mudança dizendo que isso já deveria ter feito antes.

Sobre o recurso economizado para a obra, o presidente disse que atualmente o Executivo tem pelo menos R$ 3,5 milhões em caixa, que ficarão guardados até a conclusão da nova licitação. Lisieux anunciou que mais recursos serão devolvidos nesse ano, fruto de economia do Legislativo.

O ex-presidente Lacerda também fez uma defesa da mudança. Segundo ele, no início de 2014 ele foi procurado pela empresa que estava construindo a obra, informando sobre a derrubada de parte do plenário, solicitando a mudança por completo. “Mas como nos disseram que a parte nova ficaria pronta em outubro, optamos por nos sacrificar e permanecer aqui”, explicou.

O vereador disse que a promessa da empreiteira acabou não se cumprindo, e “lá se vão três anos”. “Já está impossível permanecer aqui. E falo não pelos vereadores, mas pela população, que não pode nos visitar aqui. Uma pessoa com deficiência não tem acesso ao plenário, devido à escada”. Lacerda voltou a dizer que enquanto a estrutura permaneceu no local atual, foi garantida uma economia aos cofres públicos.

A seguir, algumas fotos mostram as atuais instalações da Câmara Municipal de Anápolis:

Veja essa reportagem também na TV Câmara. Clique aqui.

DSC_0417.JPG    DSC_0505.JPG    DSC_0628.JPG

DSC_0448.JPG    DSC_0542.JPG     DSC_0430.JPG

 

registrado em: