Vereadores debatem iminente epidemia de dengue em Anápolis

por cma — publicado 03/06/2016 10h57, última modificação 03/06/2016 10h57
Iniciativa de Amilton Filho reuniu parlamentares e secretaria municipal de Saúde para buscar meios de prevenção à doença A Câmara Municipal debateu sobre iminente epidemia de dengue em Anápolis na manhã desta sexta-feira (01-03). A iniciativa da audiência pública partiu do vereador Amilton Filho (PSC) e contou com as presenças dos demais parlamentares Fernando Cunha (PSDB), Paulo de Lima (PDT), Jean Carlos (PTB), Jerry Cabeleireiro, Wederson Lopes e Vespa, do PSC e dos petistas Pastor Wilmar Silvestre, Professora Geli, Dinamélia Rabelo e Lisieux José Borges. Também participaram o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, e a diretora de Vigilância em Saúde, Nélia Marinho.

De acordo com informações de Nélia Marinho, os casos de dengue em Anápolis aumentaram e a cidade começa a entrar em estado de epidemia, com 231 casos confirmados. “Eu quero pedir à população tranqüilidade, que cada um vistoriasse sua casa a cada semana”. A diretora reforçou que é preciso que os moradores não criem focos de proliferação do mosquito.

Amilton Filho explicou que o principal objetivo do debate foi esclarecer a população em relação ao aumento dos casos, mas principalmente conscientizar a população para o combate à doença. “Nossa preocupação para que não venhamos a ter uma grave epidemia. Queremos buscar solução para o problema”. O vereador ainda acrescentou que a população deve se responsabilizar em evitar a proliferação da doença. “Os agentes da prefeitura estão fiscalizando. Se cada um cuidar de sua casa, seu quintal, certamente não estaríamos passando por essa epidemia”.

O secretário de Saúde informou que a Prefeitura faz o trabalho de prevenção continuamente, junto com a secretaria de Meio Ambiente. “Aumentamos as visitas dos agentes de epidemia. A parceria com a população é um fator importante”. Teixeira não considerou que os 231 casos representem uma epidemia. “Se considerarmos que Goiânia está com 15 mil casos notificados. Estamos conscientes que mesmo assim o trabalho tem que ser continuado”.

A vereadora Professora Geli mencionou que o principal trabalho de prevenção deve ser feito em relação à educação da sociedade. A petista relatou que diariamente é possível observar o descarte de papel pelos vidros dos carros. “Eu acredito que os agentes de trânsito podem colaborar, explicar para as pessoas como descartar o lixo”. Geli finalizou afirmando que sem a educação, não é possível ter sucesso no combate à dengue. “Nós precisamos entender a destinação correta do lixo no lugar correto e isso passa por meio da educação”.

registrado em: