Vereadores conferem início das obras de construção do novo presídio em Anápolis

por cma — publicado 03/06/2016 11h12, última modificação 03/06/2016 11h12
Área foi doada através de aprovação da Câmara Municipal Treze vereadores representaram a Câmara Municipal na solenidade de início das obras de construção do presídio de Anápolis na manhã desta terça-feira (26-02). Estiveram presentes os petistas Wilmar Silvestre, Eber Mamede, Lisieux José Borges e Profª Geli; Vespa, Jerry Cabeleireiro e Wederson Lopes, do PSC; Mauro Severiano e Paulo de Lima, do PDT; Fernando Cunha (PSDB); Sargento Pereira (PSL); Jean Carlos (PTB) e Gleimo Martins (PTN). Também compareceram o secretário estadual de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, e outras autoridades políticas.
Vereadores conferem início das obras de construção do novo presídio em Anápolis

Vereadores conferem início das obras de construção do novo presídio em Anápolis

A construção contará com 150 celas que disponibilizam 300 vagas. A área em que o presídio será localizado foi doada pela Prefeitura de Anápolis, através da aprovação da Câmara Municipal. O vereador Fernando Cunha explicou que o projeto passou pelo Plenário na Legislatura passada. “A Câmara tem uma participação importante nesta obra pela autorização concedida para que esta área fosse doada para o Governo do Estado iniciar esta construção”.

O vereador Mauro Severiano lembrou que já debateu muito sobre a construção do presídio. Segundo ele, a obra é de extrema importância e urgência para a cidade. “Já fizemos várias audiências pública naquele Plenário, inclusive a última com o atual secretário de Segurança Pública. Então agora a população pode ficar tranqüila que a obra será concretizada”, afirmou.

De acordo com informações da secretaria estadual de Segurança Pública (SSP), o presídio deverá ficar pronto em até 18 meses. O valor estimado da obra é de R$ 10,5 milhões. A unidade terá corpo de guarda, módulo de administração, central de gás, sistema de abastecimento de água e de energia, módulo de saúde, módulo de segurança e manutenção e os alojamentos dos presos divididos em duas alas.

Mas, para o pastor vereador Wilmar Silvestre, o essencial é que o dinheiro fosse investido em ações de combate à criminalidade. O petista, que é o presidente da comissão de Direitos Humanos da Câmara, acrescentou que gostaria de aproveitar a oportunidade para inaugurar centros educacionais. “Poderíamos estar fazendo o lançamento de uma faculdade agrícola, de um colégio, um internato. Lamentavelmente a sociedade hoje exige a construção de um presídio. Acredito também que a cidade ganha muito porque teremos com dar aos presos as condições para que seja uma casa de recuperação”.

O secretário de Segurança Pública reconheceu a cobrança que vinha sendo feita pelas autoridades e população anapolina para o início das obras. Mesquita acrescentou que a obra pode ser finalizada antes do prazo estipulado. “Creio quem em 15 meses estará pronta porque a empresa tem a intenção de encurtar esse prazo de 18 meses. De qualquer forma, aquilo que vier antes é lucro que nós teremos”, finalizou.

registrado em: