Vereadores cobram solução para problemas de abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica

por orisvaldo — publicado 20/10/2020 11h40, última modificação 20/10/2020 11h58
Vereadores cobram solução para problemas de abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica

Vereadores cobram solução para problemas de abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica

Mais uma vez os problemas verificados no fornecimento de água tratada e de energia elétrica foi tema de críticas e cobranças dos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (20.out).

Sobre o assunto falaram os vereadores Lélio Alvarenga (PSC), João Feitosa (PP), Pastor Elias Ferreira (PSD), Lisieux Borges (PT), Alfredo Landim (PT) e João da Luz (DEM).

Em comum a cobrança para que sejam realizados investimentos pelas concessionárias de água e de energia elétrica, para que sejam minimizadas as ocorrências de falta de fornecimento dos produtos.

Os vereadores também cobraram mais agilidade e eficiência da empresa de energia elétrica no enfrentamento de sinistros como o provocado pelas chuvas que caíram na região no final de semana.

Os consumidores foram orientados a procurar a Justiça para reclamar os prejuízos que tiveram devido às oscilações de energia. Esta situação provoca a queima de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.

Foi apresentada Moção de Apelo ao governador Ronaldo Caiado (DEM) e ao presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski. A cobrança é pela instalação de geradores de energia elétrica no sistema de captação de água no município.

PROJETOS
Os vereadores aprovaram o projeto de lei, de autoria do vereador Luiz Lacerda (PT), que corrige valores devidos a servidores públicos da Prefeitura de Anápolis, por ocasião do desligamento do cargo.

Também foi aprovado projeto de lei de autoria do prefeito Roberto Naves (PP), que regulamenta o processo de venda direta aos ocupantes de áreas públicas objeto do Reurb-E.

Dois projetos de Decreto Legislativo foram aprovados por unanimidade, para conceder títulos de Cidadania Anapolina. Ambos de autoria do vereador Sargento Anderson (PMN).

O primeiro para Lincoln Graziani Pereira da Rocha, 36, natural de Goiânia. Advogado. Foi duas vezes Deputado Estadual. Foi eleito vice-governador de Goiás pelo PROS, na chapa de Ronaldo Caiado.

O segundo para Eduardo Ângelo de Macedo Lucena, natural de Goiânia, bacharel em Direito com especialização em Direito Eleitoral e Direito Internacional.

Foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, diretor de Obras da Prefeitura de Goiânia em 2011, presidente do PR e do PMN. Candidato a suplente na chapa do senador Caiado/Wilder Morais.

O vereador Lélio Alvarenga (PSC) solicitou pedido de vistas ao veto total do prefeito, relativo ao projeto de autoria do vereador Jean Carlos (DEM) quer prevê o fornecimento de vale medicamento que esteja temporariamente em falta na rede municipal de Saúde.

HOMENAGENS
A primeira parte da sessão ordinária desta terça-feira (20.out) foi de concessão de homenagens e reconhecimento do trabalho prestado ao município por diversas personalidades.

Numa iniciativa do vereador Wederson Lopes (PSC), recebeu Moção de Aplauso o deputado federal Glauskston Batista Rios, o Glaustin da Fokus (PSC).

Glaustin da Fokus tem 46 anos. É empresário de Aparecida de Goiânia (GO). Tem empresas em seis estados, com mais de 3 mil colaboradores. Em seu discurso disse que Anápolis pode contar com seu trabalho no Congresso Nacional.

O deputado é homenageado pela atuação em prol da indústria automotiva do Centro-Oeste, que reflete em Anápolis, benefício que se estende à montadora Caoa, que propicia a permanência da empresa e a manutenção dos empregos por ela gerados, aproximadamente 1.500 empregos.

A Medida Provisória 987/2020 que prorroga benefícios fiscais às montadoras até 2025 não contemplava o Centro-Oeste. Emenda do deputado Glaustin da Fokus passou a integrar a região.

CIDADANIA
Foram conferidos dois títulos de Cidadania Anapolina. O primeiro, de autoria do vereador Jean Carlos (DEM), ao advogado criminalista Maeterlin Camarço Lima.

Maeterlin Lima, 65 anos, é natural de Jaupaci (GO). Veio para Anápolis com oito anos de idade. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (Fada) em 1982, com especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Foi professor de Processo Penal na Fada de 1990 a 1996. Também foi atleta profissional de futebol: Ipiranga, Anápolis e Operário/VG (MT)

Autor de vários livros no âmbito do Direito Penal.

COMUNITÁRIO
O segundo título de Cidadania Anapolina, de iniciativa do vereador João Feitosa (PP), foi conferido ao líder comunitário Jorge Bezerra, 62 anos, Natural de Dourados (MS). Foi Presidente da associação de moradores do setor Jardim Alvorada entre os anos 1993 a 1997.

Desde 1997 a 2002 foi presidente do CONAMA da região leste de Anápolis. Em 1999 se tornou Vice-Presidente do 8° CONSEG, depois presidente de 2002-2004.

Entre os anos de 2006 a 2008, foi Presidente do 3° CONSEG. Se tornou membro da diretoria da CONAMA desde o ano de 1983, no qual atualmente ocupa o cargo de tesoureiro.

registrado em: