Vereadores acompanham delegado em vistoria a rede de esgoto danificada no Parque dos Pirineus

por fernanda — publicado 12/01/2017 23h20, última modificação 12/01/2017 23h30
Vereadores acompanham delegado em vistoria a rede de esgoto danificada no Parque dos Pirineus

Vereadores acompanham delegado em vistoria a rede de esgoto danificada no Parque dos Pirineus

Na tarde desta quinta-feira (12.jan.17), os vereadores Leandro Ribeiro (PTB), Thaís Souza e Deusmar Japão, ambos do PSL, acompanharam o delegado de Meio Ambiente, Manoel Vanderic, em um nova vistoria a uma grande tubulação de esgoto rompida no Parque dos Pirineus.

O objetivo dos vereadores é somar força junto a Polícia Civil no sentido de recuperar essa rede de esgoto que está danificada desde uma forte chuva que caiu na cidade no dia 11 de dezembro do ano passado. O problema, inclusive, foi motivo de prisão em flagrante da gerente da Saneago em Anápolis, Tânia Valeriano, na última terça-feira (10.jan.17)

O delegado explicou que a vistoria no local foi acompanhada por dois biólogos que ficarão responsáveis por fazer um laudo dos prejuízos que a tubulação rompida está causando ao Meio Ambiente. Esse relatório será anexado ao inquérito como uma das provas do crime de poluição ambiental que a Polícia Civil está investigando.

Para esclarecer a situação, todo esgoto que deveria passar por esta rede no Parque dos Pirineus está caindo como uma grande cachoeira no Córrego Reboleira. Esse manancial se encontra com o Córrego das Antas que, ao final de seu curso, desagua no Lago Corumbá 4.

Vanderic  disse que a gestora da Saneago sabia da situação, e, até então não teria tomado providências para resolvê-la. “O que me chama atenção neste caso, é que trata-se de uma tragédia anunciada e o quanto nós, como sociedade, relativizamos problemas com o Meio Ambiente. O problema aqui é muito sério”, lamentou o delegado.

O responsável pela delegacia de Meio Ambiente relembrou que na terça-feira, estabeleceu prazo de até uma semana para que a Saneago em Anápolis resolvesse o problema, pelo menos de forma paliativa. “Sabemos que aqui precisa ser realizada uma grande obra. O transtorno não vai ser resolvido da noite para o dia”, comentou.

Vanderic disse que ficou acertado que, a princípio, a estatal faria a contenção do esgoto que está caindo no Córrego, eliminando assim o problema da poluição. Em seguida seria iniciada a licitação para executar a obra definitiva no espaço. “Hoje encontramos funcionários da Saneago com materiais, talvez, para o início do reparo”, mostrou.

Caso a Saneago não contenha o derramamento do esgoto, no prazo estabelecido, novas pessoas podem ser responsabilizadas no inquérito, que, segundo o delegado, será remetido ao judiciário no início da próxima semana. “Trata-se de um crime permanente, mesmo que seja de baixo potencial, é um crime permanente”, reforçou Vanderic.

Problema antigo

Ainda durante a vistoria no Parque dos Pirineus, o delegado informou que a Saneago foi advertida em 2014 pelo Ministério Público sobre o risco de rompimento desta tubulação. Vanderic explicou que, diante da inércia da empresa, partiu para uma ação mais enérgica. “Os danos ao Meio Ambiente neste local são incalculáveis”, destacou.

Manoel Vanderic explicou que a pena para crimes de menor potencial ofensivo é de até um ano de prisão. O mesmo tempo comparado a uma condenação por injúria, por exemplo. “Enquanto autuada em flagrante, a gerente da Saneago prestou esclarecimentos, assinou um termo de compromisso, e foi liberada em seguida”.

Explicação

Ainda na terça-feira, dia 10 de janeiro, a gerente da Saneago, Tânia Valeriano, esclareceu que foram tomadas algumas medidas no sentido de evitar o rompimento da tubulação de esgoto no Parque dos Pirineus, que, segundo ela, foi provocada por um processo erosivo. “Licitamos um primeiro projeto para fazer as obras, mas a erosão aumentou rapidamente, fazendo com que primeiro processo fosse paralisado e devolvido para nova análise. Porém, até fevereiro os reparos devem ser concluídos”, disse. 

registrado em: