Vereadores acompanham assinatura de termo de convênio entre Prefeitura e três casas de apoio da cidade

por fernanda — publicado 15/01/2019 17h30, última modificação 24/01/2019 16h08

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Leandro Ribeiro (PTB) e os vereadores Domingos Paula (PV), Thaís Souza (PSL), Pastor Elias Ferreira (PSDB), Deusmar Japão (PSL), Lélio Alvarenga (PSC), Jakson Charles (PSB) e Luzimar Silva (PMN) representaram o Legislativo durante solenidade de assinatura de termo de fomento para oferta do Serviço Socioassistencial em Casa de Apoio à Pessoa em Trânsito  por decorrência de tratamento de Saúde no município.

A iniciativa é da Prefeitura de Anápolis por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda. No total três instituições de acolhimento da cidade serão atendidas inicialmente – Casa Bethânia, Tabernáculo de Cristo e Centro de Acolhimento e Apoio a Queimados e Feridos.

A partir de agora o município fará um aporte financeiro para que essas instituições que realizam serviço voluntário continuem funcionando oferecendo qualidade no atendimento aos seus assistidos.

“Como presidente da Câmara fico feliz em presenciar esse momento. Sabemos da responsabilidade e do compromisso de cada uma dessas instituições com o trabalho que realizam pelo bem do próximo. Conheço de perto, por exemplo, a dedicação e o amor que as Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia têm pela Casa Bethânia. As casas de apoio contempladas são merecedoras de receber esse termo de convênio. Podem contar com a Câmara Municipal para continuar nessa caminhada de amor ao próximo em nossa cidade”, disse Leandro Ribeiro.

A diretora presidente da Casa Bethânia, Irmã Diana Elias, contou que o local funciona com sua capacidade máxima de acolhimento. Atualmente 27 internos são acolhidos na instituição que oferece desde abrigo, alimentação, assistência médica, remédios e apoio psicológico.

“Temos 22 homens e cinco mulheres em tratamento contra HIV conosco. Essa parceria é fundamental para nos ajudar com a manutenção da Casa e assim dar condições dignas para que os internos se recuperem e possam voltar para convivência familiar, conseguirem emprego e retomar a sua independência. Somos gratos a Deus e aos nossos governantes por colocarem em prática essa parceria”, agradeceu a Irmã Diana Elias.

O prefeito Roberto Naves (PTB) disse que a execução desse termo de fomento começou a ser trabalhado há pelo menos dois anos. Segundo ele, a concretização da iniciativa foi possível graças ao emprenho da primeira dama, Vivian Albernaz e da secretária de Desenvolvimento Social, Eerizânia Lobo.

“Fizemos um chamamento público, transparente para receber as instituições para iniciar as parcerias. Esse é o nosso planejamento, ajudar aqueles que se dedicam a servir o próximo independente de bandeira partidária. Hoje são três, mas ainda temos, nessa primeira fase da iniciativa, capacidade de atender mais duas casas de apoio”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Eerizânia também contou que há dois anos, junto com a primeira dama conheceu as instituições contempladas com o termo de fomento “e ficamos encantadas como trabalho de cada uma delas. Desde então ficamos decididas a estudar alguma maneira de ajudar essas casas de apoio e hoje, tudo dentro da legalidade, estamos concretizando esse projeto”, concluiu.