Vereadora Professora Geli Sanches repercute resultado de reunião com integrantes da AVAPEC

por fernanda — publicado 20/06/2018 16h05, última modificação 20/06/2018 16h05
Vereadora Professora Geli Sanches repercute resultado de reunião com integrantes da AVAPEC

Vereadora Professora Geli Sanches repercute resultado de reunião com integrantes da AVAPEC

Foto: Ismael Vieira

A vereadora Professora Geli Sanches (PT) repercutiu os resultados do 3º Fórum da Associação de Apoio as Pessoas com Câncer (AVAPEC), realizado na noite da última terça-feira (19.jun) no plenário da Câmara Municipal.

“Tivemos participações importantes como pacientes em tratamento, representantes das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, as chamadas Unacons, e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde como o secretário, Lucas e o diretor de Regulação, Daniane Marinho. A nossa colega Elinner Rosa também veio dar sua contribuição para os debates”, pontuou.

A professora disse que durante a reunião foram levantados dados preocupantes em relação ao atendimento pelo SUS aqui em Anápolis na área da oncologia. Segundo ela, apesar de um paciente com a doença ter urgência para o tratamento, existem dificuldades encontradas no Sistema de Regulação para o agendamento da primeira consulta.

“Achamos estranho a informação que existem vagas para oncologia, mas não é feita a regulação dos pacientes. Por exemplo, se um médico tem dez consultas pelo SUS, ele está fazendo apenas três porque o paciente não chega até o consultório. Falha na Regulação”, destacou a vereadora acrescentando que o diretor de Regulação está por dentro da situação e vai tentar resolver o problema.

Outra informação levantada no 3º Fórum foram referentes as consultas de retorno. De acordo com os representantes da AVAPEC, após a primeira consulta, o paciente está voltando para regulação para agendamento do retorno, o que também colabora para aumento da burocracia e atraso no tratamento. “Tem paciente que o retorno é imediato, outros devem voltar ao médico com uma semana. Existe o pedido para que os próprios médicos tenham autonomia para agendar o retorno do paciente de acordo com a sua necessidade”, comentou a vereadora indicando que a Secretaria está de acordo com essa possibilidade.

Por fim a professora disse que ainda ficou preocupada com a solicitação das Unacons que contaram não estar recebendo as verbas nem do Fundo Nacional de Saúde para o atendimento dos pacientes desde dezembro de 2017. “Realidade também dos laboratórios credenciados para realização das biopsias. Enfim, o encontro foi positivo, os problemas foram levantados, são de conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde que precisa apresentar o encaminhamento das soluções”, concluiu.