Vereador Professor Marcos cobra aumento do salário para as cuidadoras em audiência pública
Nesta segunda-feira (25.mar), o vereador Professor Marcos (PT) participou de audiência pública sobre a situação das cuidadoras na rede municipal de ensino de Anápolis. Chamada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPDA) e pelo vereador Frederico Godoy (Agir), a audiência contou com representantes das instituições que atuam no município como a Casa Joana, a Associação Pestalozzi, a Apae Anápolis, servidoras da rede pública de ensino e a comunidade.
Em sua participação, o professor reforçou os desafios vividos no município para a inclusão plena. “É preciso reconhecer os desafios que o município vive. Faltam cuidadores, professores de apoio especializado, uma remuneração a contento, equipamentos de apoio, em alguns casos estrutura física adequada e muito mais. É claro que as cuidadoras fazem o possível, algumas inclusive com uma formação superior à função que desempenham, mas apenas o papel delas sendo desenvolvido não é suficiente para suprir toda a demanda”.
O vereador sugeriu ainda que o valor da hora/aula dos cuidadores seja revisto. “Uma medida emergencial para minimizar as condições precárias de contratação destes profissionais”, avaliou. Juliana de Paula, Diretora de Inclusão Diversidade e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação, afirmou que a sugestão do vereador já tem sido estudada.
A presidente do CMDPDA, Juliana Frances Martins, reforçou em sua fala que o direito à educação não tem sido garantido em sua totalidade para pessoas com necessidades especiais e específicas. Sendo necessário avaliações e diálogos contínuos para solucionar problemas.
Diante da fala de algumas mães que possuem filhos na rede pública de ensino, o vereador reforçou que o Poder Público tem sim a tarefa de contribuir na criação e cuidado dessas crianças, oferecendo serviço gratuito e de qualidade, garantindo a alfabetização e o letramento dessas crianças.
Gabinete Professor Marcos
Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.