Vereador Pastor Elias prestigia Feira de Matemática da Escola Betesda do Jardim Esperança

por fernanda — publicado 23/11/2018 17h10, última modificação 27/11/2018 14h37
Vereador Pastor Elias prestigia Feira de Matemática da Escola Betesda do Jardim Esperança

Vereador Pastor Elias prestigia Feira de Matemática da Escola Betesda do Jardim Esperança

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) participou do encerramento da Feira de Matemática e Cidadania realizada pela Escola Bestesda do Jardim Esperança. O evento aconteceu ao longo de toda sexta-feira (23.nov) e tem como principal objetivo melhorar o desempenho escolar dos alunos através de uma atividade didática que é iniciada desde o primeiro dia de aula.

"Eu conheci o projeto e me encantei por ele. A diretora, professora, colaboradores e todos os alunos estão de parabéns por essa iniciativa de cunho educacional e social que resulta na melhoria da disciplina, no desenvolvimento escolar e no despertar da responsabilidade dos estudantes", disse o vereador do PSDB.

A diretora da escola, professora Mirian Borges de Oliveira, explicou que desde o início do ano, os alunos recebem e acumulam pontos de acordo com o comportamento, disciplina e desempenho em sala de aula. Esses pontos são transformados em dinheiro fictício que é entregue aos alunos no encerramento da Feira de Matemática.

“No último dia montamos uma feira de verdade para que as crianças gastem esse dinheiro. Eles têm a disposição brinquedos, sapatos, roupas, doces e muitos alimentos saudáveis que são as frutas, verduras e legumes. Eles podem comprar o que quiserem. Por isso ao longo do ano se empenham e tem bom comportamento. Quanto mais pontos alcançam, mais dinheiro tem para gastar na feira”, mostrou Mirian.

A atividade é desenvolvida na escola desde 2008. Nesses 10 anos de realização a diretora contou que percebeu uma evolução muito grande no dia-a-dia das crianças o que, segundo ela, pode ser comprovado pela avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2017 a escola ganhou nota 6.1 quando o projetado para escola nesse ano seria de 5.4.

“Em 2009 nossa média no IDEB foi 4.3, em 2011 subimos para 4.9, depois em 2013 atingimos 5.4, em 2014 avançamos para 5.9 e agora em 2017 recebemos média 6.1. Também observamos a diminuição da evasão escolar. E nessa atividade os alunos aprendem muito. Além da disciplina e empenho para somar pontos, eles conhecem o valor do dinheiro, aprendem como usar o dinheiro, ajudam em casa porque pensam nos pais na hora de comprar as mercadorias disponíveis, aprendem sobre os alimentos e sua importância para saúde”, comemorou a professora.

A iniciativa é trabalhada com crianças do 1º ao 5º ano nos períodos matutino e vespertino. O que sobra da feira é doado aos alunos do Projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA) que frequentam a unidade escolar no período noturno.

Toda mercadoria ‘vendida’ na feira é produto de doação. Um dos parceiros da escola é o feirante Reginaldo de Oliveira. “Minha esposa é professora aqui na Betesda do Jardim Esperança e ao conhecer o projeto fiz questão de ser parceiro. Todos os anos trago as frutas e verduras. Muitas crianças ajudam as famílias com esses alimentos. Elas compram o que gostam, mas se preocupam em levar a comida para casa”, disse.

Wellen Ferreira, aluna do 2º ano disse que no decorrer de 2018 conseguiu R$ 80. Nas compras ela aproveitou para escolher muitas frutas e verduras para ajudar a família em casa. “Eu comprei uns doces que eu gosto, mas vou levar alimentos saudáveis para meu pai, minha mãe e meus avós que moram com a gente. Esse dia na escola é muito bom e eu espero muito para chegar. Tem que ter sempre”, concluiu.