Vereador Pastor Elias Ferreira fala sobre necessidade de garantir direitos dos idosos
Vereador Pastor Elias Ferreira fala sobre necessidade de garantir direitos dos idosos (Foto: Ismael Vieira)
O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) lembrou que hoje, 1º de outubro, é comemorado o Dia do Idoso. Nesse contexto o tucano destacou que o número de idosos no Brasil cresceu 18% nos últimos cinco anos e ultrapassou 30 milhões em 2017. Junto com essa realidade a Organização das Nações Unidas (ONU), faz constantes alertas sobre a violência contra a terceira idade no País.
“Em 2017, o Ministério dos Direitos Humanos contabilizou mais de 33 mil denúncias de abusos e agressões contra idosos. Com o envelhecimento da população brasileira, o Fundo de População das Nações Unidas vê a necessidade de proteger esses idosos contra a violação dos seus direitos”, comentou o vereador.
Pastor Elias Ferreira comentou que a realidade de Anápolis não é diferente. Segundo ele, em conversas frequentes com o delegado Manoel Vanderic, titular da Delegacia dos Idosos na cidade, é estarrecedor os casos de agressões e violência contra pessoas da terceira idade no município.
“É filho batendo em pai, neto espancando o avô. Roubam o seu dinheiro, usam drogas com a aposentadoria do idoso e ainda os maltratam, tiram o direito ao remédio, ao médico, a alimentação. É um absurdo. Tem casos que os idosos deixam suas casas e passam a viver em abrigos para não morrer na mão daqueles que deveriam defendê-los, ajudá-los e resguardá-los”, disse.
Defensor da terceira idade na Câmara Municipal, o vereador Pastor Elias destacou que no início desse ano protocolou um projeto de lei na Casa Instituindo no Calendário de Eventos Oficiais de Anápolis a Semana Municipal de Atenção ao Idoso com entrega do certificado Vereadora Vilma Rodrigues Correa.
“Na época, a nossa saudosa colega Vilma Rodrigues nos apoiava nessa iniciativa, mas sem ela, demos continuidade ao projeto que, sancionado pelo prefeito virou lei. O objetivo é promover atividades que ressaltem os cuidados a terceira idade e despertar nas pessoas a importância de resguardá-los”, comentou.
A proposta do vereador diz que deve ser realizado anualmente a Semana Municipal do Idoso na cidade sempre na primeira semana de outubro, onde também será realizada uma sessão solene para entrega do Certificado Vilma Rodrigues Correa a personalidades, civil, militar, pessoas jurídicas de direito público e provado que demonstrem trabalhos junto aos idosos em Anápolis.
A Semana Municipal dos Idosos também tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento a imagem do idoso em nossa sociedade e conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionar canais de comunicação, convívio social, troca de experiência entre essas pessoas e demais gerações, e, entre outras propostas sensibilizar a sociedade para a longevidade das pessoas.
Essa semana de atenção aos idosos deve ser organizada pelas entidades responsáveis pelas ações municipais da Política Municipal de Atenção ao Idoso e a Câmara Municipal de Anápolis.
“Garantir os direitos das pessoas idosas é cuidar do nosso futuro. Todos nós queremos envelhecer com dignidade. Iniciativas que defendam a terceira idade devem ser destacadas para despertar essa ideia em todos nós”, concluiu.