Vereador Pastor Elias elogia rede municipal e estadual de Educação por notas conquistadas no Ideb

por fernanda — publicado 10/09/2018 14h30, última modificação 10/09/2018 14h30
Vereador Pastor Elias elogia rede municipal e estadual de Educação por notas conquistadas no Ideb

Vereador Pastor Elias elogia rede municipal e estadual de Educação por notas conquistadas no Ideb (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, falou sobre o desempenho das escolas municipais e estaduais de Anápolis na última avaliação do Ministério da Educação (MEC), medido através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

"Com antecedência de quatro anos, os alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano,  alcançaram a nota de 6,3, ficando acima da média estipulada para o começo da próxima década que será de 6,2", citou.
Nesse sentido o vereador do PSDB elogiou a atuação do secretário municipal de Educação, Alex Martins, pelo compromisso com o setor, e principalmente ao trabalho dos professores em sala de aula e claro, ao desempenho dos alunos na avaliação. "É o conjunto desses fatores que resultaram nessa avaliação positiva".

Pastor Elias destacou ainda que a rede municipal de ensino vem de uma evolução significativa nas avaliações do Ideb. "As metas em 2009 e 2011 foram superadas quando o estimado era 4,5 e 4,9 e foi alcançado 4,8 e 5,2 respectivamente. Em 2013 atingiu-se exatamente o que era esperado 5,6. Temos que comemorar essa classificação. Fomos notícia positiva em todo Brasil", destacou.

O parlamentar também apresentou um levantamento realizado pela Coordenação Regional de Educação Cultura e Esporte de Anápolis que mostra que não foram só os colégios militares da cidade que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2017. Tendo como referência o ensino médio, apontado pelo MEC, como a etapa escolar crítica no indicador, seis unidades de ensino da cidade conseguiram superar ou igualar a meta nacional de 4,7. 
"Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Dr. Cézar Toledo, localizado na Alexandrina com 6,2, o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Polivalente Gabriel Issa, na Nossa Senhora d'Abadia com 5,8, o Colégio Estadual Coronel Achilles de Pina em Interlândia, com nota 4,8, o Colégio Estadual Gomes de Souza Ramos na Jaiara com 4,8 e, por fim, o Colégio Estadual Padre Trindade com 4,7", listou.

Pastor Elias Ferreira repercutiu que, em relação a média estadual fixada em 4,3 para 2017, somente conseguiram superar o índice estipulado pelo MEC, os colégios estaduais Carlos de Pina, na Bela Vista e João Gomes de Joanápolis com 4,6, seguidos por Padre Fernando Gomes de Melo da Boa Vista, Onofre Quinan no Bairro de Lourdes e Virgínio Santillo no Maracanã com 4,5 e, por fim, o Polivalente Frei João Batista, também no maracanã conquistou média 4,4.
"O Colégio Estadual Rotary Donana ficou dentro da média, alcançou os 4,3", comemorou o vereador acrescentando ainda que em 2017 foi a primeira vez que que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Ideb do ensino médio por escola.