Vereador José Fernandes repercute ações para prevenção da violência contra os idosos

por Fernanda Morais publicado 15/06/2021 11h03, última modificação 15/06/2021 11h03
O Dia Mundial Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, foi o tema do discurso do vereador José Fernandes (PSB), na tribuna do plenário na sessão ordinária desta terça-feira.
Vereador José Fernandes repercute ações para prevenção da violência contra os idosos

Foto: Ismael Vieira

O vereador destacou a passagem do 'Junho Violeta' citando algumas  ações idealizadas pelo Governo Federal, através do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos comandado pela ministra Damares Alves, para esse público.

Uma delas que foi citada pelo vereador é referente a campanha 'Fortalecendo as Redes de Proteção de Direitos dos Idosos'. "É uma campanha que envolve divulgação publicitária que inclui o disk 100, número de telefone disponível para receber denúncias de violência ou maus-tratos contra os nossos idosos", pontuou.

O vereador do PSB também divulgou o número do "Zap" do Ministério voltado para receber ocorrências referentes a violência contra os Idosos. "é o 61- 996565008. E no site do Ministério da da Mulher, Família e Direitos Humanos também tem a possibilidade de realização de chamadas por vídeo para os surdos que podem denunciar em libras", orientou.

José Fernandes defendeu que os cuidados e proteção dos idosos não devem ficar apenas na responsabilidade das ações do governo federal.

"E eu listo alguns tipos de violência que acontecem frequentemente com idosos. A física, psicológica, sexual, abandono, negligência, financeira, medicamentosa, autonegligência e a violência verbal", falou.

O vereador falou ainda sobre um curso gratuito idealizado pelo governo federal oferecendo 50 mil inscrições que podem ser feitas por profissionais de saúde e também cuidadores na plataforma do Ministério.

"É um curso a distância que promoverá atualização sobre cuidados, direitos e atenção a pessoa idosa", disse.

Para José Fernandes, outra proposta que deve ser colocada em prática é a inclusão dos idosos no ambiente universitário em Anápolis, por meio da Universidade do Envelhecer (UniSer), a exemplo do projeto que já é realidade em Brasília na UNB.

"Temos esse embrião em Anápolis que precisa ser levado para frente. Trazer os idosos para o ambiente de ensino, utilizar do seu conhecimento prático para a teoria que é aplicada nos ambientes acadêmicos da cidade", sugeriu.

José Fernandes terminou seu discurso citando que "O idoso é um jovem que sabe tanto da vida a ponto de utilizar melhor as suas energias. Respeitar os idosos é respeitar e cuidar da nossa história", concluiu.

registrado em: ,