Valdete Fernandes denomina Dr. Anapolino de Faria título de Cidadão Benemérito da Câmara

por julio — publicado 16/08/2019 16h25, última modificação 19/08/2019 10h31
Valdete Fernandes denomina Dr. Anapolino de Faria título de Cidadão Benemérito da Câmara

Valdete Fernandes denomina Dr. Anapolino de Faria título de Cidadão Benemérito da Câmara

 

Numa iniciativa do vereador Valdete Fernandes Moreira (PDT) está em análise nas comissões da Câmara Municipal de Anápolis o Projeto de Resolução nº 007/10, de 23 de junho de 2010 que denomina de Dr. Anapolino de Faria o Título de Cidadão Benemérito da Comunidade. 

Na justificativa do projeto Valdete Fernandes faz questão de destacar a importância que o médico e político Anapolino de Faria teve para o desenvolvimento de Anápolis e de Goiás. “Ele dedicou sua vida por Anápolis”, disse. 

Segundo o vereador, o médico Anapolino de Faria escreveu “com letras douradas” importante capítulo da história da cidade, por isso, por respeito, por reconhecimento e, acima de tudo, por justiça, optou por homenagear o ex-prefeito, dando seu nome ao título benemérito da comunidade. 

Anapolino Silvério de Faria nasceu em Anápolis, no dia 14 de outubro de 1921. Era filho de Francisco Silvério de Faria e Benedita Fontes de Faria. Em 1947, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundou a Clínica Dom Bosco em Anápolis. 

Na mesma cidade seu irmão, Iron Silvério de Faria, foi prefeito por mais de uma vez e nela o próprio Anapolino de Faria elegeu-se vereador pelo PSD em 1954 e durante seu mandato, presidiu a Câmara Municipal por três anos. 

Em 1962 foi eleito deputado estadual e com o advento do bipartidarismo, fundou o diretório estadual do MDB em Goiás e foi seu primeiro presidente. Eleito deputado federal em 1966 e 1970, disputou um novo mandato após oito anos, mas não obteve sucesso. 

Em 1980 ingressou no PMDB. Durante o primeiro governo Iris Rezende chefiou o escritório da representação goiana em Brasília antes de ser nomeado prefeito de Anápolis, então área de segurança nacional, em 1983. 

Posteriormente foi eleito deputado estadual, em 1986, e prefeito de Anápolis, em 1988. Sua morte aconteceu em 2008. 

HOMENAGEM
Valdete Fernandes Moreira, em maio de 2019, concedeu título de cidadão benemérito da comunidade ao ex-vereador e ex-prefeito, professor Pedro Fernando Sahium. Antes, em 2018, foi de sua iniciativa título de Cidadania Anapolina ao professor Marcos Bonfim, idealizador do Escola Viva e do projeto Zatopek.

REQUERIMENTOS
A apresentação de requerimentos de interesse popular é uma marca do Valdete Fernandes. São vários os pedidos de sua autoria para a solução de demandas nos bairros. Entre eles há uma solicitação para a instalação de uma Unidade Básica de Saúde no Bairro São Cristóvão. 

Para Valdete Fernandes, houve um aumento da densidade populacional daquele bairro e muitas pessoas que necessitam de atendimento médico, procuram postos de saúde dos bairros vizinhos.

O vereador pede também que o transporte coletivo que atende ao Bairro Filostro Machado, estenda seu trajo ao Bairro São Cristóvão. Segundo ele, os moradores daquela região, atualmente, têm que caminhar grande distância para usufruir do transporte público. 

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: ,