Trícia Barreto apresenta projetos e conversa sobre vacina com secretário Júlio Spíndola

por fernanda — publicado 12/02/2021 12h10, última modificação 12/02/2021 12h09

Na tarde da última quinta-feira (11.fev) a vereadora doutora Trícia Barreto (MDB) conversou com novo secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola e com a Diretora de Vigilância em Saúde, Mirlene Garcia.

A vereadora, que preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, colocou seu mandato a disposição do secretário. "O objetivo, independente de questões partidárias, é ajudar a melhorar o atendimento pelo SUS na nossa cidade", declarou.

Trícia falou sobre seus primeiros projetos de lei apresentados no legislativo:
-Saúde Itinerante Ginecológico: a ideia é equipar um ônibus com recursos para exames preventivos, testagem sorológica e educação para planejamento familiar destinado às mulheres.
- Projeto que reconhece a prática de atividade física e do exercício físico em estabelecimentos particulares ou espaços públicos como atividade essencial em Anápolis, já sancionado em municípios de outros Estados.
-E a viabilidade de a Prefeitura de Anápolis fornecer absorventes higiênicos para alunas carentes matriculadas na rede pública de ensino.

"O secretário foi receptivo as iniciativas, se disponibilizou em estudar as propostas e ver o que é possível resolver em termos de questões legislativas, para aprovação dos projetos pelo Executivo", disse a vereadora.

Trícia também lembrou que a aproximação dos assessores do Executivo é importante porque muitos projetos apresentados pelos vereadores dependem do aval do prefeito para serem idealizados.

Outro assunto da reunião foi a questão da vacinação contra Covid-19 em Anápolis.

Júlio César e Mirlene Garcia esclareceu dúvidas quanto ao processo de cadastramento, faixa etária de contemplados e ainda chegada de novas doses.


"Seguimos o cronograma de imunizar primeiro os idosos abrigados e os idosos acima de 80 anos, que já começaram a receber a segunda dose e também os profissionais de saúde da linha de frente de enfrentamento a pandemia", frisou o secretário.

Mirlene Garcia disse que para fazer o cadastro dos idosos acima de 80 anos é preciso acessar o Zap da Vacina no ícone disponível no Site da Prefeitura.

"Antes de ir até um dos pontos de vacinação nas datas disponíveis, é preciso confirmar o cadastro do idoso. Existe uma fila de espera para efetivar o processo porque muita gente entra nos grupos para tirar dúvidas. Outras ainda não tem 80 anos", explicou Mirlene.

A vereadora Trícia também falou sobre as fakenews que atrapalham o andamento da campanha de vacinação.

"É preciso buscar informações verdadeiras, muita gente esperando vacina porque receberam um cronograma falso com previsão de imunizar pessoas até 60 anos no mês de março. Tanto Júlio quanto a Mirlene explicaram que a diminuição da faixa etária do calendário depende da chega de novas doses do imunizante na cidade", concluiu.