Thaís Souza faz balanço das primeiras ações realizadas pelo Castramóvel

por marcos — publicado 04/03/2020 16h19, última modificação 04/03/2020 16h19
Thaís Souza faz balanço das primeiras ações realizadas pelo Castramóvel

Vereadora Thaís Souza, do PSL (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, na sessão desta quarta-feira (4.mar), a vereadora Thaís Souza (PSL) fez um balanço do trabalho realizado até agora na cidade pelo Castramóvel, um veículo especial equipado com centro cirúrgico para castração de cães e gatos.

Ela lembrou que a inauguração do projeto ocorreu no dia 30 de janeiro, no Setor Industrial Munir Calixto, onde já ocorreram castrações, inclusive de animais de rua, sob a responsabilidade de moradores, compadecidos com a situação.

Outra ação foi feita no final de fevereiro, no Jardim Primavera, com castrações de mais animais. “Agora, no dia 11 de março, teremos o Castramóvel no distrito de Souzânia, em uma ação organizada pela primeira-dama Vivian Naves”, completou Thaís.

“Inclusive, nessa ação no distrito, o subprefeito disse que montará uma força-tarefa mobilizando a população para que se compadeça e possa ser castrado o maior número de animais de rua”, ressaltou a vereadora.

Thaís reforçou que a castração de cães e gatos representa um avanço na área da saúde pública. E lembrou ainda que nesse sentido, Anápolis realiza um trabalho pioneiro em Goiás, recebendo representantes de diversas prefeituras interessadas em terem também um Castramóvel.

“Nem Goiânia tem algo semelhante”, comentou Thaís Souza, que informou visita da Prefeitura de Silvânia na quinta-feira (5.mar) e agendamento de Águas Lindas de Goiás. “Eles nos visitam porque sabem da importância desse trabalho de castração para a saúde pública”, explicou.

Thaís disse ainda que em paralelo ao Castramóvel, prossegue também as castrações contratadas pela administração municipal, através de chamamento que escolheu três clínicas veterinárias na cidade para realizarem esse trabalho.

“Foram liberadas mil cirurgias de animais, cujos donos fizeram cadastramento no Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal. Em fevereiro foram 150 procedimentos e nesse mês de março teremos mais 300”, ressaltou Thaís.

A vereadora comentou que mesmo com esse trabalho, há pessoas que tiram fotos de animais abandonados nas ruas para fazerem críticas ao prefeito Roberto Naves (PP) e a ela. “Infelizmente vamos ter que lidar com isso, mas é bom frisar que não nos tornamos donos do problema social. Lutamos por uma solução cientificamente comprovada, que é a castração, mas é impossível controlar irresponsabilidade e desamor”.

Thaís falou ainda da importância do cadastramento dos animais que serão beneficiados pelo Castramóvel, já que o objetivo é atender a comunidade anapolina. Ela também agradeceu ao ex-ministro Alexandre Baldy, pela emenda para aquisição do veículo especial, e a complementação dos recursos financeiros feita pelo prefeito para a concretização do projeto.

“Roberto Naves foi o primeiro gestor a enxergar a necessidade de uma política eficiente nessa área”, finalizou a vereadora.

registrado em: ,