Thaís Souza fala sobre avanços e desafios das políticas públicas de defesa dos animais

por marcos — publicado 18/02/2019 14h35, última modificação 18/02/2019 14h35
Thaís Souza fala sobre avanços e desafios das políticas públicas de defesa dos animais

Thaís Souza fala sobre avanços e desafios das políticas públicas de defesa dos animais (Foto: Geraldo Fleury)

A vereadora Thaís Souza (PSL) explicou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (18.fev), que a luta pela defesa dos animais em Anápolis é recente, portanto o poder público local ainda não tem condições de implantar algumas ações retratadas no quadro ‘Vida Animal – Segunda Chance’, veiculado no programa Fantástico, da Rede Globo.

Thaís citou como exemplo o SamuVet, que é um serviço gratuito de atendimento a animais em situação de emergência, existente hoje em cidades do interior de São Paulo e de estados da região sul do país.

Segundo ela, Anápolis não tem condições de ter esse serviço, pois não há ainda nem um local adequado para receber os animais. “Nosso Centro de Zoonoses é arcaico e agora que está passando por reforma”, explicou.

Thaís frisou que não adianta fazer politicagem na área da defesa animal e que ela não fez promessas mirabolantes na campanha, pois sabia da realidade de Anápolis. “É importante dar um passo de cada vez”, completou.

Ela citou como um avanço importante a castração de cães e gatos que será oferecida de forma gratuita na cidade, permitindo assim o controle de natalidade da população animal, algo significativo para a saúde pública.

“Não temos nenhuma prefeitura em Goiás que oferece castração como controle de natalidade. Anápolis será a primeira. O prefeito Roberto Naves será o primeiro gestor a dar atenção e avançar nessa área”, discursou Thaís.

A vereadora disse ainda que foi questionada pela população sobre um projeto de lei de um vereador de Goiânia que propõe desconto no IPTU para o contribuinte que adotar um animal.

“Funciona? Quem vai fiscalizar?”, questionou Thaís. Segundo ela, sem regras bem definidas, essa proposta pode ser um caminho para mais abandonos, pois alguns podem adotar só para garantir o desconto e, logo em seguida, abrir mão do animal.

A vereadora também falou sobre a Delegacia de Proteção Animal, uma bandeira do seu mandato. Ela informou que já pediu ao governador Ronaldo Caiado (DEM) que implante a especializada em Anápolis. Thaís lembrou que esse é seu papel, pois nem vereador nem prefeito têm competência para instituir delegacia.

registrado em: ,