Thaís Souza cobra implantação em Anápolis do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que garante segurança alimentar
Thaís Souza cobra implantação em Anápolis do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que garante segurança alimentar
A vereadora Thaís Souza (PP) informou na tribuna da Câmara, na sessão ordinária desta quarta-feira (8.nov), que no dia anterior participou de reunião, na sede da Vigilância Sanitária de Anápolis, com a participação de técnicos da Agrodefesa, para tratar da necessidade de implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM).
Thaís Souza lembrou que há uma lei que institui o selo, aprovada em 2008, que não está regulamentada. Segundo ela, o SIM traz segurança alimentar, qualidade sanitária, “que permite a pequenos produtores a comercializaram seus produtos dentro e fora do município”.
Um dos impeditivos principais, disse Thaís, é a “falta de vontade política para regulamentar o SIM”. A vereadora defende que sejam unidas as forças para que o selo seja implementado o mais rápido possível, “para beneficiar os pequenos produtores, para que saiam da informalidade”.
Com o SIM e seus benefícios, revela Thaís Souza, os pequenos produtores serão prestigiados, o município cresce e a arrecadação aumenta. A vereadora lembra que vários municípios menores já contam com o selo, casos de Piracanjuba, Pirenópolis, Flores de Goiás, entre outros.
Thaís Souza informou que a Agrodefesa se colocou à disposição para ajudar a implementar o SIM em Anápolis, disponibilizar técnicos para promover treinamentos e formar grupos de inspeção. A vereadora disse ainda que, no dia 17 de novembro, será realizada audiência pública com participação da Vigilância Sanitária, Agrodefesa, para formar um grupo de trabalho para implementar o SIM.
(Foto – Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)