Teles Júnior representa Câmara em debate entre lojistas e Prefeitura para liberação de estacionamento no centro em dezembro

por Orisvaldo Pires e Rubens Júnior — publicado 30/11/2017 10h10, última modificação 30/11/2017 10h10
Teles Júnior representa Câmara em debate entre lojistas e Prefeitura para liberação de estacionamento no centro em dezembro

Teles Júnior representa Câmara em debate entre lojistas e Prefeitura para liberação de estacionamento no centro em dezembro

A segurança na região central e a liberação de estacionamento em algumas vias no centro da cidade foram os temas centrais de reunião realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas, na noite de segunda-feira (27.nov), e de encontro com o prefeito Roberto Naves, promovido na manhã de terça-feira (28.nov). Os dois eventos foram motivados pelo vereador Teles Júnior (PMN), que representou a Câmara Municipal de Anápolis em ambas iniciativas.

Na reunião realizada na CDL Teles Júnior questionou o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Dakson Lima de Almeida, sobre o por que do chamado quadrilátero central da cidade não contar com a proteção do Serviço de Policiamento Ostensivo (SPO), como ocorre em outros setores. “Sabemos que, nesta época do ano, é primordial garantir a segurança dos cidadãos que saem às ruas para fazer suas compras de Natal, utilizar-se da rede bancária ou visitar as praças e parques da cidade”, disse o vereador.

O tenente coronel Dakson Lima disse que levaria a solicitação ao comando responsável pelo setor central. Segundo ele, com o redimensionamento das áreas de atuação de segurança, o centro da cidade ficou sob responsabilidade do 28º BPM. O comandante disse ainda que já está em utilização o sistema de celular, pelo qual o cidadão já pode acionar os policiais diretamente pelo telefone. A reunião contou com a presença do presidente da CDL, Wilmar Jardim de Carvalho; o diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Carlos César Toledo; entre outros dirigentes da entidade e técnicos de trânsito.

Os lojistas solicitaram à CMTT a liberação do estacionamento em vias como as ruas Barão do Rio Branco, 15 de Dezembro e 14 de Julho, sem exigência de área azul. E também que haja por parte da Prefeitura de Anápolis uma fiscalização mais rígida sobre ambulantes não cadastrados, que atuam nas calçadas e outros logradouros na região central. Carlos César Toledo disse que a CMTT está aberta a estabelecer os critérios de estacionamento em comum acordo com os lojistas. No entanto, também foi cobrado que as vagas de estacionamento seja realmente destinadas aos clientes e que não sejam ocupadas por funcionários das lojas como é facilmente constatado atualmente.

Nos próximos dias, disse Toledo, os comerciantes e toda a sociedade será informada sobre o novo sistema de controle de estacionamento rotativo no centro da cidade. Será implantado um sistema misto, com a instalação de sensores que identificam o veículo quando entra e sai da vaga de estacionamento, inclusive com a opção de pagamento via aplicativos. Este formato é utilizado com sucesso em cidades como Catalão, Rio Verde, entre outras.

Ao final da reunião, os lojistas decidiram pela elaboração de um documento, com as sugestões da classe sobre a liberação do estacionamento na região central, que será encaminhado ao prefeito Roberto Naves. A intenção é que a partir de 1º de dezembro as ruas Barão do Rio Branco, 14 de Julho e 15 de Dezembro estejam livres para estacionamento sem exigência da área azul. O vereador Teles Júnior acompanhou os lojistas na reunião com o prefeito Roberto Naves, na manhã de terça-feira. Segundo ele, o chefe do Executivo mostrou-se aberto a atender as reivindicações dos comerciantes e sensível à necessidade de dar condições para que o comércio fique aquecido.

O prefeito Roberto Naves, entre outras situações, falou com os lojistas sobre a iniciativa da Prefeitura em executar o projeto ‘Natal de Coração’, que implanta no centro e vários bairros e distritos de Anápolis a iluminação especial de Natal. Segundo ele, este fator também colabora para despertar ainda mais o clima de solidariedade e incentiva as pessoas a visitar o comércio local. “A Câmara Municipal de Anápolis está atenta a este debate, participa ativamente das discussões, para que hajam facilidade e segurança para as pessoas circularem pelo centro da cidade e, assim, aquece o comércio e desperta o espírito natalino”, concluiu Teles Júnior.

registrado em: ,