Teles Júnior repercute presença em audiência em Brasília para tratar de alimentação saudável

por marcos — publicado 21/10/2019 15h50, última modificação 21/10/2019 15h50

O vereador Teles Júnior (PMN) repercutiu na tribuna, na sessão desta segunda-feira (21.out), a sua presença na Câmara dos Deputados, em Brasília, na última quinta-feira (17.out), para participar de audiência pública sobre alimentação saudável nas escolas, promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Nutricionista, Teles Júnior reforçou a importância da conscientização de todos em relação a algo que é grande causadora de doenças, que é a má alimentação.

Segundo ele, existem mais de 400 projetos que tratam de alimentação saudável em tramitação em Brasília, mas muitos ainda estão travados nas comissões, outros até já caducaram.

“E fizemos o compromisso lá de todas as câmaras municipais apresentarem moções ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pedindo que coloque em pauta projetos que trabalham a alimentação saudável”, ressaltou.

Teles também falou de projeto de lei do senador Kajuru, também parado atualmente, que pede mudanças na lei de rotulagem dos alimentos, considerada antiga e, portanto, arcaica para os padrões atuais da sociedade.

“Estão vendendo alimentos que na parte da frente da embalagem tem o desenho de um super herói ou o personagem de um desenho animado, que atrai a criança, mas que é ultraprocessado, ferindo os princípios da boa alimentação”, explicou.

Teles frisou que ao se dar prioridade para rótulos informativos, o consumidor terá maior facilidade de fazer a escolha certa nas prateleiras dos supermercados.

Enquanto não há mudanças, a má alimentação vem gerando prejuízos para a sociedade. Teles apresentou dados que mostram que mais da metade da população tem excesso de peso: são 82 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais. “O Brasil consome 50% a mais de açúcar do que o recomendável pela OMS”, completou.

Diante desse novo cenário alimentar da população brasileira, baseado no maior consumo de produtos ultraprocessados, Teles Júnior reforçou o apoio a projeto em tramitação na Câmara dos Deputados, para proibir a venda de refrigerantes em escolas de educação básica em todo o país.

registrado em: ,