Teles Júnior fala sobre manifestações de comerciantes de Anápolis contra o Difal

por fernanda — publicado 04/06/2018 16h11, última modificação 04/06/2018 16h11
Teles Júnior fala sobre manifestações de comerciantes de Anápolis contra o Difal

Teles Júnior fala sobre manifestações de comerciantes de Anápolis contra o Difal

O vereador Teles Júnior (PMN) discursou no grande expediente durante a sessão ordinária desta segunda-feira (4.jun), em apoio aos comerciantes de Anápolis que no dia 30 de maio fizeram uma manifestação pacífica na cidade.

“Eles baixaram as suas portas entre as 16 e 17 horas da última quarta-feira, dia 30 de maio, por serem contrários a cobrança de mais um tributo imposto a categoria por parte do Governo de Goiás, o chamado Difal”, contou.

Teles explicou que o Difal é o nome simplificado para o Diferencial de Alíquotas, índice que é aplicado em operações interestaduais que envolvam a venda de produtos. O imposto em Goiás passou a ser cobrado desde o final de fevereiro desse ano. De acordo com a nova regra, o valor do ICMS correspondente à diferença entre a alíquota externa e a alíquota interestadual deve, obrigatoriamente, ser dividido entre os participantes.

Na prática, Teles Júnior explicou que quando a transação ocorre entre pessoas jurídicas, quem recolhe o Difal é o comprador. Já quando o outro lado da transação tem uma pessoa física, a responsabilidade sob o cálculo do Difal fica para o vendedor – ou a empresa que emite a nota fiscal diretamente para o consumidor final.

“É um novo tributo, imposto ainda por Marconi Perillo quando este estava à frente do Governo que não perdoou nem as empresas inscritas no Simples nacional. Ora, olha o momento que estamos vivendo. Goiás é o primeiro Estado do Brasil que faz a cobrança às empresas inscritas no simples nacional”, reclamou.

Teles Júnior disse ainda que “o Brasil não aguenta mais essa carga tributária imposta aos contribuintes. Essa é a voz das movimentações que estão nas ruas. Não é algo isolado, é o brasileiro, o goiano, o anapolino, o povo do sul, norte, nordeste, sudeste que está insatisfeito com o caminho que a cobrança dos impostos está tomando”, disse o vereador do PMN.

registrado em: ,