Teles defende uso do dinheiro do ICMS Ecológico para preservação de minas d’água

por marcos — publicado 16/10/2019 17h00, última modificação 16/10/2019 17h00

O vereador Teles Júnior (PMN) defendeu na tribuna, na sessão desta quarta-feira (16.out), que Anápolis se utilize de recursos do ICMS Ecológico para preservação das minas d’água da cidade.

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que aquelas que já têm direito dos recursos financeiros arrecadados pelo Estado através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais.

Segundo Teles, Anápolis cumpre sete dos nove requisitos, portanto recebe incremento de 3% do tributo, um dinheiro que poderia ser direcionado para a preservação dos mananciais de água.

O vereador do PMN destacou a necessidade urgente, sobretudo, de fiscalização, citando o caso do Rio Caldas, cuja região ganhou dezenas de chácaras nos últimos anos, que acabou por utilizar grande parte da água que servia à estação de tratamento de água do Daia. Com a baixa vazão, empresas do distrito e mais de 40 bairros da região sul enfrentaram problemas de desabastecimento.

Para Teles Júnior, o que falta é gestão por parte da Saneago, mas cabe à Câmara Municipal apontar soluções, e não fazer um discurso eleitoreiro. “Venho aqui, portanto, colocar a minha parcela de contribuição, justamente sugerindo que parte desse dinheiro vá para fiscalização dos mananciais”.

Ainda sobre a recuperação das nascentes, o vereador parabenizou a iniciativa do secretário municipal de Meio Ambiente, que iniciou programa de doação de 250 mil mudas do Cerrado. “A proposta é reflorestar, conservando os nossos cursos d’água”, completou.

registrado em: ,