Sessão Solene presta homenagem aos biomédicos

por geovana — publicado 21/11/2018 14h15, última modificação 21/11/2018 14h15

Foto: Ismael Vieira

O trabalho dos biomédicos que atuam em Anápolis foi reconhecido pela Câmara Municipal em sessão solene realizada na noite de terça-feira (20.nov). o evento coincide com o Dia do Biomédico, em referência a data celebrada no Brasil desde o ano da regulamentação da profissão, em 1979.

A iniciativa é do vereador Lélio Alvarenga (PSC), que representa a categoria no Poder Legislativo. “É uma grande satisfação poder prestar homenagem aos biomédicos, que têm um papel importantíssimo na recuperação da saúde, e que está presente na vida de todos, desde o nascimento com o teste do pezinho, e em todos os diagnósticos, pesquisas, perícia. Esta é a segunda edição da homenagem, mas pretendemos valorizar estes profissionais que tanto ajudam a cuidar da saúde de todos sempre”, afirmou.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Amilton Filho (SD), que ressaltou a importância de reconhecer o trabalho dos profissionais. "Os biomédicos fornecem os diagnósticos que dão segurança para médicos. É um trabalho essencial para área da saúde. Se não fosse a biomedicina, teríamos apenas suspeitas. O vereador Lélio é o representante na Casa e tem nosso apoio para valorizar todos os profissionais e de toda cidade de Anápolis", destacou.

A vice-presidente Thaís Souza (PSL) disse que é necessário dar valor aos profissionais que prestam relevantes serviços na cidade. " Precisamos reconhecer essa profissão tão importante e pouco valorizada, que proporciona melhorias nas vidas de todos".

Este ano foram 12 biomédicos homenageados. Em nome dos Roberto Salomão contou que todos se sentem prestigiados com a lembrança. "Recebo esta homenagem com muita honra. Estou muito orgulhoso e muito feliz. Sou muito amigo do Lélio Alvarenga e aqui em Anápolis um dos pioneiros da profissão, como responsável técnico do primeiro laboratório na cidade", contou o biomédico, que possui o 80° diploma profissional no Brasil.

Para André Luís da Paixão, esta honraria é muito significativa. “Não tínhamos reconhecimento. Nossa luta foi muito grande. Já tivemos que entrar na justiça para conseguir prestar concurso público. Então é muito gratificante ver uma homenagem como essa”, finalizou o biomédico.

O vereador Pastor Wilmar Silvestre (PSC) também prestigiou a solenidade.

Confira a lista dos homenageados:

Afif Homsi Neto

 Alessandra Borba

Aline Almeida Barbaresco D’Alessandro

 André Luís da Paixão

 Bernadete Aparecida de Oliveira Cardoso Ferreira

Damiany Moreira Caixeta

Enilda Maria Guimarães Lima

 José Vicente Camilo Júnior

 Louriane Lemos Ferraz

 Marcilene Bernardes Silvestre Uchoa

 Roberto Salomão

 Vinícius Reis Vasconcelos