Câmara celebra Junho Vermelho e incentiva a doação de sangue

por fernanda — publicado 26/06/2019 10h50, última modificação 27/06/2019 10h52
Câmara celebra Junho Vermelho e incentiva a doação de sangue

Evento comemora Junho Vermelho, mês destinado ao incentivo a doação de sangue em Anápolis (Foto Ismael Vieira)

Na noite da última terça-feira (25.jun) a Câmara Municipal realizou sessão solene  em comemoração a campanha Junho Vermelho. A ideia do evento foi despertar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue voluntária. A iniciativa foi da vereadora Elinner Rosa (MDB) que presidiu o evento.

O vereador Domingos Paula (PV), também participou da comemoração. Durante a sessão solene ainda foram entregues certificados de honra ao mérito para homens e mulheres que mais doaram sangue no Instituto Onco-Hematológico de Anápolis ao longo do ano de 2018.

A vereadora Elinner falou sobre a ação dos doadores permanentes de sangue em Anápolis. Segundo ela, é muito importante garantir essa frequência pois o material tem prazo de validade.

"Assim como qualquer outra matéria prima o sangue também tem validade. Por isso vamos homenagear e enaltecer esses doadores que ajudam a salvar vidas com essa constância", destacou Elinner.

O vereador Domingos Paula disse que é doador há 20 anos. Segundo ele, recentemente ao passar por um problema grave de saúde, passou a valorizar ainda mais a iniciativa dos doadores.

"Agora em 2019 estava bem durante o dia, fui para o hospital a noite porque passei mal e aí acordei dias depois entubado na UTI. Precisei de muitas bolsas de sangue. continuem doando, o gesto de vocês ajudam a salvar vidas", disse.

O diretor administrativo do Instituto Onco-Hematológico, ex-vereador Eli Rosa, ressaltou que o "sangue é uma matéria prima insubstituível, não existe produção artificial e por isso é preciso contar com apoio e generosidade dos doadores. Obrigado por estarem conosco nessa luta pela saúde de Anápolis e dos outros municípios que precisam de sangue para cuidar das pessoas que, na maioria das vezes, não conhecemos", pontuou.

A biomédica Cleonice Maria falou que a população de Anápolis é generosa e que não faltam doadores no Instituto Onco-Hematológico. Segundo explicou, as mulheres podem doar sangue até três vezes ao ano. Já os homens podem quatro.

"Temos os doadores normais e os aféreses. Essa homenagem é muito válida parar enaltecer a ação de vocês doadores. Continuem com esse gesto de amor para com o próximo", falou a biomédica.

A empregada doméstica Divina Cleonice é doadora de sangue há mais de 8 anos. Ela contou que se sente feliz em saber que vai ajudar alguém que precisa do material mesmo sem saber de quem se trata.

"Se eu pudesse, iria até mais de três vezes ao ano. Uma vez, eu já era doadora, tive um problema de saúde, e precisei de transfusão depois que passei por uma cirurgia. Foi então que percebi a importância dessa ação. Estou feliz pelo reconhecimento de vocês e podem contar com meu apoio. Continuarei doando o meu sangue para salvar vidas", terminou.

HOMENAGEADOS

Alex Wilkerson Ferreira
Altamiro Eugênio de Freitas
Antônio Bianco Júnior
Carlos Wanderson

Caroline Brito Borba
Divina Elaine Cabral
Felipe Silveira Sousa
Giancarlo Borges Fonseca
Hailton Vaz da Fé

Lanna Priscylla Marcelina
Leonardo Garcia Ratunde
Levy Akexandre da Costa
Luiza Caruso Oliveira
Maria Lioneide Mateus
Marilda Gonçalves Pereira
Maurício Rodrigues de Brito

Nathielly Cardoso Rocha
Renata Dias Ribeiro
Rennan de Andrade Pereira
Robson Inácio da Silva
Sueli Rocha de Carvalho
Thiago Correia
Vera Lúcia Rodrigues