Rimes Jules protocola sete projetos de lei na área de meio ambiente
Vereador mais jovem da atual composição da Câmara Municipal de Anápolis, Rimet Jules (PT), sai na frente e é o primeiro, entre os parlamentares novatos, a protocolar projetos de lei para serem votados neste ano. Ao todo foram sete, voltados para a preservação ambiental e redução de impactos climáticos.
“O meio ambiente foi a principal bandeira da nossa campanha e, agora, não poderia ser diferente. Todos são projetos que já pensávamos para a cidade e têm como objetivo torná-la mais sustentável e minimizar os impactos das mudanças climáticas. São propostas que vão preparar Anápolis para um futuro mais verde e ambientalmente favorável”, explica Rimet Jules.
Um dos projetos é o IPTU Verde que vai funcionar como uma compensação ambiental para o contribuinte que aderir à proposta, fomentando medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, voltadas à redução de consumo de recursos naturais e dos impactos ambientais. Em contrapartida, haverá redução de parte da alíquota do IPTU.
Entre as medidas descritas no projeto estão sistemas de captação da água da chuva, de reuso da água, de aquecimento hidráulico solar e de geração de energia solar fotovoltaica, bem como a construção, com materiais sustentáveis, de calçadas ecológicas, entre outros.
A prevenção e suporte a possíveis incidentes é a finalidade de outro projeto, que cria o Fundo Municipal de Prevenção e Reparação de Mudanças Climáticas que prevê a captação, repasse e aplicação de recursos destinados a propiciar suporte financeiro para a prevenção e reparação de danos causados ao município de Anápolis, oriundos de desastres naturais/climáticos.
“Outro projeto que criamos foi o Viadutos Verdes, que consiste no plantio de mudas, como as trepadeiras, nos viadutos urbanos do município, criando-se jardins verticais, promovendo um ambiente mais sustentável e agradável, além de embelezar a cidade”, conta o parlamentar.
A instalação de serviços públicos para a comunidade, como postos de saúdes, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), bibliotecas comunitárias, bases de policiamento comunitário, entre outros, em parques, praças e áreas verdes do município é outro projeto que pretende estabelecer a interação da comunidade usuária desses serviços com o meio ambiente, além de garantir mais segurança aos locais.
As demais propostas também priorizam a relação entre a população e os fatores ambientais como o Pomar Urbano, que consiste no plantio ou reposição de árvores de espécies frutíferas em áreas públicas da cidade e o Uma Árvore por Habitante, que incentiva o plantio de mudas, relacionadas à quantidade de habitantes estipulada pelo IBGE com cadastro e cerificado. Há ainda um projeto de utilidade pública, valorizando uma entidade que já possui comprometimento com a questão socioambiental.
Gabinete Rimet Jules
Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.