Residencial Itatiaia recebe Câmara nos Bairros

por cma — publicado 10/02/2012 00h00, última modificação 17/06/2016 11h04
Principal reivindicação dos moradores é a revitalização do asfalto no setor Na noite da última quinta-feira (09/02) o presidente da Câmara Municipal, Amilton Batista (PTB) e as vereadoras Gina Tronconi (PPS) e Mirian Garcia (PSDB) estiveram na Avenida dos Operários, localizada no Residencial Itatiaia, para conversar com os moradores da região. O encontro marcou a primeira edição do Projeto Câmara nos Bairros de 2012.
 Residencial Itatiaia recebe Câmara nos Bairros

Residencial Itatiaia recebe Câmara nos Bairros

Antes de iniciar os trabalhos Amilton Batista explicou qual objetivo da reunião. "Não vamos prometer obras irrealizáveis. Nossa missão é ouvir as reivindicações, fazer um relatório e encaminhar para os órgãos competentes do poder público para que sejam tomadas as devidas providências", explicou.

O encontro aconteceu na casa da funcionária pública Elizabeth Alves da Silva. Segundo ela, a principal necessidade do Residencial é a questão do asfalto que, em algumas vias está totalmente comprometido, principalmente na Avenida dos Operários. "Toda a pavimentação da Avenida dos Operários está destruída e já pedimos para fazer os reparos, porém nunca fomos atendidos. Todos os dias têm carros quebrados na via", reclamou.

A questão do asfalto foi reforçada pelos vizinhos, Eduardo Guimarães, Valdir Silva, João Marinho e Fábio de Paula. Além de recuperar a pavimentação da Rua Operária, eles cobraram a construção de galerias de água pluvial para drenagem das enxurradas. “Aqui não vai adiantar recapear o asfalto, o transtorno só será finalizado quando construírem galerias de água pluvial”, comentou João Marinho.

"Quem mora nas últimas casas da Rua sofrem com as inundações das chuvas mais fortes", declarou João Marinho. "Eu já fui até a ouvidoria da Prefeitura solicitar os reparos, me falaram que só arrumariam o asfalto quando terminassem de pavimentar todo o Bairro e que isso aconteceria até julho. Mas esse ano tem eleições e não queremos sofrer mais um ano com esse problema", falou Eduardo Guimarães.

Regina Rodrigues solicitou a roçagam de uma mata próxima a região. Segundo a moradora o mato alto e a falta de poda das árvores tem perturbado o sossego de sua casa e de seus vizinhos. O motivo é a quantidade de bichos que saem do local e entram nas residências. "Até cobras já foram encontradas. Uma limpeza no terreno amenizaria a situação. Fiquei sabendo da construção de um parque por aqui, mas até agora não estão mexendo com nada", disse.

Em resposta aos presentes o presidente Amilton Batista falou sobre a responsabilidade do Programa Câmara nos Bairros. O petebista repetiu que os vereadores não conversam com a população para fazerem falsas promessas, mas o compromisso de reforçar os pedidos de melhorias para o setor será levado adiante. "Essa é a função. Estamos vendo as necessidades de estruturação de algumas vias. Não vamos esquecer-nos do pedido de limpeza, que é simples e não gera gastos extras”, ressaltou.

Quanto à construção do parque na região, que foi questionado por uma das moradoras, Amilton Batista explicou que, de fato, existe obras de idealização de um novo espaço de lazer nas proximidades, porém trata-se de uma obra do Governo Federal, feita para compensar os impactos ambientais da Ferrovia Norte Sul que passa por Anápolis. “Ele passa em áreas próximas ao Itatiaia, mas a mata citada pela dona Regina, creio que se trata de uma área particular o que não nos impede de solicitar a limpeza do local junto à Prefeitura”, esclareceu.

Mirian Garcia falou sobre a luta dos vereadores para conseguir levar asfalto para os locais sem o benefício. De acordo com a tucana, somente quem convive com os transtornos causados por buracos, lama, poeira e nas chuvas, enxurradas, podem descrever as dificuldades. "Talvez para o prefeito, até para a gente que temos a pavimentação na porta, um dia a mais ou um mês a mais não faz diferença. Mas para vocês uma semana é muito, e entendemos isso. Não podemos determinar que as obras cheguem amanhã porque não temos esse poder, mas seremos vozes para cobrar", garantiu.

Gina Tronconi comentou que a Câmara nos Bairros no Residencial Itatiaia foi diferente de todas as edições anteriores. A vereadora se referiu ao fato de ser a primeira idealizada na casa de um morador. "Dentro de uma cozinha com todos bem próximos. "A conversa foi boa, produtiva. Como já foi dito, esse trabalho é sério. Temos exemplos de setores que tiveram alguns pedidos atendidos com nosso apoio. Não podemos resolver todos os problemas da cidade, mas nossa parte, de mostrar de solicitar, será feita". reforçou.

A próxima visita dos vereadores acontecerá nesta sexta-feira (10/02) no Condomínio Sol Nascente, BR-060, Rua Israel Pinheiro, Bairro Vila Rica. O encontro está marcado para as 19 horas e, os moradores do local, terão oportunidade de apresentar suas reivindicações aos representantes do Legislativo. 

Fotos:

 

 

registrado em: